sicnot

Perfil

Mundo

Taiwan em dia de luto nacional pelos 116 mortos em sismo

Taiwan vive hoje um dia de luto nacional pelas vítimas do terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter que sacudiu o sul da ilha no passado dia 06, causando 116 mortos na cidade de Tainan.

reuters

A bandeira nacional de Taiwan foi colocada a meia haste em todas as instalações governamentais da ilha e foram canceladas todas as atividades festivas em organismos oficiais previstas para hoje, o primeiro dia de trabalho depois dos nove feriados por ocasião do Ano Novo Lunar.

Atualmente prosseguem as investigações sobre as causas do colapso, durante o sismo, do edifício Weiguan Jinlong, que levou à detenção do dirigente da empresa construtora, Lin Ming-hui, e a dois dos seus sócios, acusados de homicídio por negligência.

O prédio, de 17 andares, com cerca de 200 apartamentos, desabou, tendo morrido no seu interior 114 pessoas. Durante as operações de resgate foram descobertas deficiências na construção, falhas que se consideram como potenciais causas do desmoronamento.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15