sicnot

Perfil

Mundo

Agência Espacial Europeia lança terceiro satélite para melhorar gestão ambiental

O programa europeu Copérnico, de observação da Terra, lançou o seu terceiro satélite, o Sentinel-3A, com o objetivo de recolher dados sobre oceanos, lagos e rios, para melhorar a gestão ambiental.

(Arquivo)

(Arquivo)

© NASA NASA / Reuters

O lançamento do satélite ocorreu às 17:57 (hora de Lisboa) do cosmódromo russo de Plesetsk, a bordo de um foguete Rockot, e o primeiro sinal de que o satélite estava vivo foi recebido pela antena de Kiruna (Suécia) pouco depois das 19:30 (horas de Lisboa).

O Sentinel-3A é o satélite dos oceanos e tem capacidade para medir a altura, a temperatura e a cor da superfície (determinando a concentração de algas e de fitoplâncton, assim como a espessura das plataformas de gelo.

Aquelas medidas vão permitir monitorizar mudanças ao nível do mar, da contaminação ou a produtividade biológica dos oceanos.

O satélite também tem capacidade para cartografar os terrenos, bem como obter índices de vegetação, medir as alturas de rios e lagos e detetar incêndios florestais desde o espaço.

Os dados vão ser distribuídos de forma gratuita a usuários de todo o mundo e os relacionados com a superfície terrestre serão geridos pela Agência Espacial Europeia.

O principal objetivo da missão, além de radiografar o planeta, é melhorar a gestão ambiental e compreender os efeitos das alterações climáticas e garantir a segurança.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.