sicnot

Perfil

Mundo

Merkel disponível para levantar sanções à Rússia pelo conflito na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje estar pronta para levantar as sanções impostas à Rússia por causa do conflito na Ucrânia, mas apenas quando tiver garantias de que Moscovo está a cumprir a parte dos compromissos.

Angela Merkel, chanceler alemã.

Angela Merkel, chanceler alemã.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Numa reunião com membros do grupo parlamentar do partido democrata cristão, Angela Merkel afirmou que entre acabar com as restrições ou extendê-las, prefere claramente a primeira hipótese. Para tal, é necessário que os dados recolhidos no terreno comprovem que os russos não estão a apoiar os rebeldes separatistas a combater no leste da Ucrânia e que o desarmamento da região, conforme acordado, está a prosseguir de acordo com a normalidade.
As sanções da União Europeia afetam as áreas chave da economia russa, como as importações, o sistema bancário, o financiamento relacionado com a defesa e o setor da energia.

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano