sicnot

Perfil

Mundo

Merkel disponível para levantar sanções à Rússia pelo conflito na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje estar pronta para levantar as sanções impostas à Rússia por causa do conflito na Ucrânia, mas apenas quando tiver garantias de que Moscovo está a cumprir a parte dos compromissos.

Angela Merkel, chanceler alemã.

Angela Merkel, chanceler alemã.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Numa reunião com membros do grupo parlamentar do partido democrata cristão, Angela Merkel afirmou que entre acabar com as restrições ou extendê-las, prefere claramente a primeira hipótese. Para tal, é necessário que os dados recolhidos no terreno comprovem que os russos não estão a apoiar os rebeldes separatistas a combater no leste da Ucrânia e que o desarmamento da região, conforme acordado, está a prosseguir de acordo com a normalidade.
As sanções da União Europeia afetam as áreas chave da economia russa, como as importações, o sistema bancário, o financiamento relacionado com a defesa e o setor da energia.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05