sicnot

Perfil

Mundo

Merkel disponível para levantar sanções à Rússia pelo conflito na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje estar pronta para levantar as sanções impostas à Rússia por causa do conflito na Ucrânia, mas apenas quando tiver garantias de que Moscovo está a cumprir a parte dos compromissos.

Angela Merkel, chanceler alemã.

Angela Merkel, chanceler alemã.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Numa reunião com membros do grupo parlamentar do partido democrata cristão, Angela Merkel afirmou que entre acabar com as restrições ou extendê-las, prefere claramente a primeira hipótese. Para tal, é necessário que os dados recolhidos no terreno comprovem que os russos não estão a apoiar os rebeldes separatistas a combater no leste da Ucrânia e que o desarmamento da região, conforme acordado, está a prosseguir de acordo com a normalidade.
As sanções da União Europeia afetam as áreas chave da economia russa, como as importações, o sistema bancário, o financiamento relacionado com a defesa e o setor da energia.

  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Concerto de homenagem às vítimas de Charlottesville
    2:17