sicnot

Perfil

Mundo

Morreu ex-secretário-geral da ONU Boutros-Ghali

Morreu Boutros Boutros-Ghali, antigo secretário-geral da ONU. O egípcio tinha 93 anos.

Boutros-Ghali, em 1996, quando ainda era secretário-geral da ONU.

Boutros-Ghali, em 1996, quando ainda era secretário-geral da ONU.

© Reuters Photographer / Reuter

"Fomos informados de que o antigo secretário geral Boutros Boutros-Ghali morreu", declarou o embaixador da Venezuela Rafael Ramirez, que preside durante este mês ao Conselho de Segurança.

Os membros do Conselho observaram um minuto de silêncio pelo ex-responsável da ONU, que tinha sido internado num hospital do Cairo na semana passada.

Boutros Boutros Ghali nasceu no Egito em 1922 numa família cristã copta e foi secretário-geral da ONU de 1992 a 1996. No seu país desempenhou funções de ministro dos Negócios Estrangeiros, entre outros cargos diplomáticos.

Foi o primeiro africano nas funções de secretário-geral da ONU e o seu mandato foi marcado por crises na Somália, Ruanda, o Médio Oriente e a ex-Jugoslávia.

Em 1996, os Estados Unidos vetaram a sua recandidatura a um segundo mandato, alegando que Boutros-Ghali não tinha conseguido fazer reformas pretendidas pelos norte-americanos no seio da organização.

Com Lusa

Última atualização às 16:12

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da Lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06