sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro grego recebe presidente do Conselho Europeu

A reunião entre Alexis Tsipras e Donald Tusk acontece numa altura em que a Grécia diz que estão prontos a funcionar quatro dos cinco Centros de Identificação e Triagem de Refugiados. A abertura dos centros esteve prevista para o outono passado, mas foi adiada até agora.

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, recebe presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, recebe presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Os centros vão abrir nas ilhas de Lesbos, Chios, Leros e Samos. O quinto, em Kos, onde uma parte da população ofereceu resistência, estará pronto "dentro de cinco dias", prometeu Kammenos durante uma conferência de imprensa.

Ainda no domingo, cerca de 2.000 pessoas concentraram-se perto da localidade grega de Pyli para protestar contra a construção de um centro de triagem e registo de migrantes, segundo números das autoridades da ilha de Kos.

Segundo os meios de comunicação locais, as forças antimotim utilizaram gás lacrimogéneo para dispersar dezenas de manifestantes que tentaram aceder à obra, a 10 quilómetros do porto.

Há semanas que as autoridades locais e os habitantes de Kos protestam contra a criação deste centro na ilha, receando efeitos negativos no setor do turismo.

Kos recebe anualmente milhares de visitantes, sobretudo britânicos, alemães e escandinavos.

Várias ilhas gregas do Mar Egeu, situadas perto da costa turca, são a principal porta de entrada de migrantes na Europa.

Sob pressão da União Europeia, que quer conter o fluxo de migrantes, a Grécia comprometeu-se a instalar em cinco ilhas centros de registo, até à realização da cimeira de Bruxelas, que se realiza esta semana, destinada à questão migratória, mas o de Kos atrasou-se devido à polémica que tem suscitado.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17