sicnot

Perfil

Mundo

Quatro jornalistas norte-americanos presos no Bahrein

Quatro jornalistas norte-americanos foram detidos no Bahrein no domingo, dia do quinto aniversário da revolta de 14 de fevereiro de 2011 no pequeno reino do Golfo, anunciaram autoridades e a família de um dos repórteres.

© Hamad I Mohammed / Reuters


Em Washington, o Departamento de Estado declarou estar "ao corrente de informações segundo as quais cidadãos norte-americanos foram presos", mas recusou tecer qualquer comentário "por motivos de ordem particular".

A polícia de Manama, que anunciou na segunda-feira a detenção dos quatro jornalistas, também não revelou dados sobre as suas identidades nem os órgãos de comunicação para os quais trabalham.

Os jornalistas foram detidos em Sitra, um subúrbio de Manama de maioria xiita, que constitui um dos bastiões da contestação contra a dinastia sunita no poder no Bahrein.

Confrontos entre manifestantes e as forças de segurança foram registados no domingo em Sitra, segundo a agência oficial BNA.

Entraram no país a 11 e 12 de fevereiro como turistas "alguns" norte-americanos que "exerceram o trabalho jornalístico sem autorização", indicou a polícia, que os acusou de ter "cometido atos contrários à lei".

O caso foi enviado para o Ministério Público.

Em Washington, a família da jornalista Anna Therese Day divulgou um comunicado a confirmar a detenção da jovem, que trabalhou no Médio Oriente, no norte de África, na Índia, no Brasil e no México para órgãos como o New York Times, CNN e Al-Jazeera, em que pede a sua libertação o mais rapidamente possível.

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.