sicnot

Perfil

Mundo

Rússia nega ataque a hospitais síros e acusa coligação internacional

A Rússia "recusa categoricamente" a acusação de que bombardeou hospitais na Síria, um dos quais apoiado pelos Médicos Sem Fronteiras, e responsabiliza a coligação internacional pelo ataque, afirmou hoje o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

reuters

"Recusamos categoricamente e não aceitamos essas declarações", respondeu Peskov a uma pergunta sobre se aviões russos bombardearam na segunda-feira dois hospitais na Síria.

"Aqueles que fazem essas alegações são sempre incapazes de prová-las", acrescentou.

"Neste caso, há que ter em conta o que diz a fonte primária, que para nós são as autoridades sírias", disse Peskov, referindo-se a declarações do embaixador sírio em Moscovo, Riad Hadad, que acusou a coligação internacional do ataque ao hospital.

O hospital de Maarat al-Nuaman, no norte da Síria, apoiado pela MSF, "foi destruído na realidade pelas forças aéreas dos Estados Unidos", disse o embaixador à televisão russa na segunda-feira.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos responsabilizou as forças russas pelos ataques, afirmando determinar os autores de ataques -- sírios, russos ou da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos - com base no local do ataque, padrões de voo e tipo de avião.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.