sicnot

Perfil

Mundo

Sarkozy de novo em tribunal por financiamento da campanha de 2012

O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy apresentou-se hoje num tribunal de Paris para ser ouvido pelos juízes de instrução no âmbito das irregularidads no financiamento da sua campanha para as presidenciais de 2012.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

© Stephane Mahe / Reuters


Não há indicações sobre se o antigo chefe de Estado (2007-2012) pode sair acusado da audiência em que está em causa a alegada falsa contabilidade da sua candidatura a um segundo mandato, que lhe permitiu exceder os limites de despesa.

Os meios de comunicação franceses mostraram imagens de Sarkozy no interior de um carro antes de comparecer diante da justiça no âmbito do caso "Bygmalion", que deve o seu nome a uma empresa de comunicação que emitiu falsas faturas de 18,5 milhões de euros para que a União por um Movimento Popular (UMP), principal força de direita, assumisse gastos que na verdade correspondiam à campanha eleitoral.

O esquema teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das despesas das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros para as candidaturas da primeira volta e 21,5 milhões para as da segunda.

Sarkozy perdeu essas eleições para o socialista François Hollande, atual Presidente da França.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.