sicnot

Perfil

Mundo

Suspeitos do atentado de agosto em Banguecoque presentes a tribunal

Os dois acusados pelo atentado à bomba de agosto passado em Banguecoque, que causou 20 mortos e uma centena de feridos, foram hoje presentes a um tribunal militar da Tailândia.

Suspeitos do atentado de agosto em Banguecoque presentes a tribunal

Suspeitos do atentado de agosto em Banguecoque presentes a tribunal

© Chaiwat Subprasom / Reuters

Os suspeitos -- Mohamad Bilal e Yusufu Mieraili -- chegaram com as mãos e os pés algemados ao tribunal, onde, em novembro último, receberam dez acusações, incluindo conspiração, homicídio premeditado e posse de explosivos.

Segundo a polícia, durante a investigação ambos admitiram a sua participação no atentado de 17 de agosto, mas na segunda-feira o seu advogado disse à imprensa que as confissões foram obtidas sob tortura.

Os acusados, identificados pelas autoridades como uigures, a minoria muçulmana da região chinesa do Xinjiang, são os únicos detidos pelo atentado que a polícia considera ter sido uma represália de grupos de crime organizado relativamente a uma suposta campanha contra o tráfico de seres humanos.

A investigação, com irregularidades e declarações contraditórias por parte da polícia e da junta militar, alimentou uma série de especulações sobre os motivos por detrás do atentado, cuja autoria não foi reivindicada.

Uma das teorias ligava o ato terrorista à deportação para a China, semanas antes, de uma centena de uigures que esperavam poder viajar para a Turquia em busca de asilo, hipótese alimentada por o templo onde ocorreu o ataque ser muito popular entre os turistas chineses.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22