sicnot

Perfil

Mundo

Aplicação ajuda a orientar utentes na estação mais concorrida do mundo

Uma companhia ferroviária japonesa criou uma aplicação para os utentes não se perderem na estação de Shinjuku, a mais concorrida do mundo, com uma afluência diária de 3,6 milhões de passageiros e mais de 200 saídas.

Estação de comboios de Shinjuku, Japão

Estação de comboios de Shinjuku, Japão

© Reuters Photographer / Reuter

A East Japan Railway, proprietária da maioria das mais de 20 linhas que convergem na estação, começou a testar esta semana a aplicação "Ekikonai Navi" (navegador do interior da estação) para que "os utentes consigam deslocar-se facilmente" pelo terminal, de acordo com a página digital da companhia.

A estação, um dos principais nós do extenso sistema de metropolitano e comboios de Tóquio, cidade com mais de 38 milhões de habitantes, é um complicado labirinto, mesmo para os utentes que a frequentam habitualmente, com 36 plataformas e mais de 200 saídas.

A aplicação, cuja versão experimental está disponível em japonês e inglês para sistemas iOS e Android, consiste num navegador que mostra o percurso mais adequado para chegar ao ponto de destino, a partir do local em que o utente se encontra.

Além de Shinjuku, a aplicação permite navegar por outra das estações mais frequentadas da capital, a estação central de Tóquio.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57