sicnot

Perfil

Mundo

Bashar Al Assad concede indulto a desertores do exército

O presidente sírio, Bashar al Assad, concedeu hoje um indulto aos desertores do exército nacional que estão no país ou fora, avançou a agência de notícias oficial síria Sana.

SANA HANDOUT

Bashar Al Assad emitiu um decreto que perdoa a pena aos desertores militares e dá um prazo de 30 dias aos que se encontrem em território sírio para se entregarem à Justiça.

Além disso, concede um ultimato de 60 dias aos que estejam fora do país e queiram legalizar a sua situação.

Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, o chefe de Estado decretou várias amnistias, mas excluindo sempre os que tiveram "as mãos manchadas de sangue".

O último indulto concedido por Bashar Al Assad foi em julho, aos autores de crimes referentes ao incumprimento da lei militar, entre estes a deserção, com a condição de os infratores se entregarem às autoridades.

O decreto de hoje surge depois de uma visita na terça-feira a Damasco do enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Síria, Staffan de Mistura, que se reuniu com o ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Walid al Mualem, numa tentativa de impulsionar as negociações de Paz entre o regime e a oposição.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.