Bashar Al Assad concede indulto a desertores do exército
17.02.2016 23h14
O presidente sírio, Bashar al Assad, concedeu hoje um indulto aos desertores do exército nacional que estão no país ou fora, avançou a agência de notícias oficial síria Sana.

SANA HANDOUT
Bashar Al Assad emitiu um decreto que perdoa a pena aos desertores militares e dá um prazo de 30 dias aos que se encontrem em território sírio para se entregarem à Justiça.
Além disso, concede um ultimato de 60 dias aos que estejam fora do país e queiram legalizar a sua situação.
Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, o chefe de Estado decretou várias amnistias, mas excluindo sempre os que tiveram "as mãos manchadas de sangue".
O último indulto concedido por Bashar Al Assad foi em julho, aos autores de crimes referentes ao incumprimento da lei militar, entre estes a deserção, com a condição de os infratores se entregarem às autoridades.
O decreto de hoje surge depois de uma visita na terça-feira a Damasco do enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Síria, Staffan de Mistura, que se reuniu com o ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Walid al Mualem, numa tentativa de impulsionar as negociações de Paz entre o regime e a oposição.
Lusa
Relacionados
-
Novo balanço aponta para 25 mortos no bombardeamento a um hospital na Síria
Pelo menos 25 pessoas morreram no bombardeamento de um hospital apoiado pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), no noroeste da Síria, esta semana, disse hoje a organização não-governamental (ONG).
-
Primeira ajuda humanitária chega à cidade sitiada de Muadamiya al-Sham, na Síria
Os primeiros camiões de ajuda humanitária entraram hoje na cidade sitiada de Muadamiya al-Sham, a sudoeste da capital síria de Damasco, divulgou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
-
Daesh perdeu milhões de dólares em dinheiro nos bombardeamentos
O departamento de Defesa norte-americano anunciou hoje que o grupo extremista Daesh perdeu até agora centenas de milhões de dólares nos bombardeamentos da coligação internacional às suas reservas de dinheiro vivo na Síria e no Iraque.
- 2:07
Merkel defende zona de exclusão aérea no norte da Síria para proteger civis
Angela Merkel defende uma zona de exclusão aérea na Síria e quer um consenso europeu sobre a atual crise migratória. As propostas da chanceler alemã foram feitas no parlamento de Berlim, na véspera da cimeira europeia e coincidem com o envio de ajuda a populações cercadas. Esta quinta-feira entraram 100 camiões com ajuda humanitária em cinco localidades cercadas.As Nações Unidas dizem que há 486 mil pessoas em 18 zonas cercadas, a maioria por forças do regime.
- 1:44
Bashar al Assad diz que o acordo para cessar-fogo beneficia terroristas
O cessar-fogo na Síria, negociado para esta semana, já está a ser posto em dúvida pelo próprio Presidente sírio.
-
Pelo menos 15 civis mortos em bombardeamentos da coligação internacional na Síria
Pelo menos 15 civis morreram hoje à noite em ataques aéreos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos a uma cidade do nordeste da Síria controlada pelo grupo extremista Daesh, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
-
Síria acusa Médicos Sem Fronteiras de ser "ramo dos serviços secretos franceses"
A Síria acusou hoje a associação Médicos Sem Fronteiras de ser "um ramo dos serviços secretos franceses" e negou ser responsável pelo bombardeamento de um dos seus hospitais no norte do país.
-
Turquia quer operação terrestre na Síria e ONU prepara comboios de ajuda
A Turquia apelou esta terça-feira para uma operação terrestre com os seus aliados internacionais para acabar com a guerra na Síria, enquanto a ONU anunciou que comboios de ajuda estão a ser enviados para as cidades em estado de emergência.
Na Homepage
-
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:48
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
- 3:01
-
Protesto de estudantes no Chile termina em confrontos com a polícia
Um protesto organizado por estudantes contra o presidente Sebastián Piñera, no Chile, terminou em confrontos com a polícia. Os estudantes só conseguiram avançar alguns quarteirões antes de pequenos grupos de manifestantes entrarem em confronto com as autoridades. Em resposta às pedras, garrafas e cocktails molotov, as forças de segurança viram-se obrigadas a utilizar gás lacrimogéneo. O protesto visava exigir ao Governo o financiamento integral das escolas públicas bem como o fornecimento de transporte gratuito para todos os alunos.
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Presidente do Uganda quer proibir sexo oral
O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".
19.04.2018 às 18h44
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.