sicnot

Perfil

Mundo

China diz que construções em ilha disputada se destinam à autodefesa

A China sublinhou hoje que as construções numa ilha disputada por vários países no Mar do Sul da China se destinam "à autodefesa", mas recusou confirmar ou desmentir se instalou mísseis terra-ar no mesmo território, como assegura Taiwan.

© POOL New / Reuters

"As construções, limitadas e necessárias à autodefesa, que a China construiu nesse território, estão em linha com o direito de proteção contemplado no direito internacional", afirmou o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, numa conferência de imprensa conjunta com a congénere australiana, Julie Bishop, em Pequim.

"Não constitui qualquer questão ou problema", concluiu.

As acusações de que a China instalou mísseis terra-ar numa ilha do arquipélago Paracel foram hoje confirmadas à agência Efe por fontes militares de Taiwan, que afirmaram que existem imagens de satélite que o atestam.

As mesmas fontes, que falaram sob a condição de anonimato, escusaram-se a facultar mais detalhes, mas sublinharam que a atividade da China na zona está a ser seguida com muita atenção.

Horas antes, a cadeia norte-americana Fox News informou que a China dispõe de um sistema de lançamento de mísseis terra-ar numa das ilhas do arquipélago, alegadamente rico em petróleo, cuja soberania é reivindicada por Pequim e Taipé e também pelo Vietname.

A Fox citou imagens capturadas por satélites do ImageSat International, nas quais se veem duas baterias de oito lançadores de mísseis terra-ar e um sistema de radares na ilha Woody, que faz parte do arquipélago Paracel.

Os mísseis chegaram na semana passada, já que as imagens de satélite mostram que uma praia estava vazia a 03 de fevereiro e que, a partir de dia 14, albergava os referidos dispositivos.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.