sicnot

Perfil

Mundo

Depoimento de Lula da Silva no caso de apartamento foi suspenso

O depoimento do ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, previsto para hoje, no âmbito de uma investigação de lavagem de dinheiro, foi suspenso, anunciou o Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), no poder.

© Ricardo Moraes / Reuters

O ex-chefe de Estado e a sua mulher, Marisa Leticia, foram intimados a depor sobre o caso de um apartamento localizado no condomínio Solaris, em Guarujá, em São Paulo, e relativamente às suspeitas de irregularidades na transferência para a empreiteira OAS, firma ligada ao escândalo da petrolífera estatal Petrobras, de obras inacabadas da Bancoop, de acordo com os meios de comunicação social brasileiros.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu os depoimentos de Lula da Silva e da sua mulher, que foram convocados por um procurador de São Paulo para prestar declarações esta quarta-feira no âmbito de um inquérito preliminar por "branqueamento de capitais e ocultação de bens patrimoniais".

Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, a inquirição foi suspensa a pedido do deputado do PT Paulo Teixeira que colocou em causa a imparcialidade do procurador Cassio Conserino, que tem em mãos o caso, e falou em "flagrante perseguição política".

O luxuoso apartamento no litoral de São Paulo encontra-se registado em nome da OAS, mas o Ministério Público do estado de São Paulo suspeita que o imóvel é na verdade propriedade de Lula.

O triplex também foi alegadamente alvo de obras de remodelação na ordem de 200 mil dólares, pagos pela OAS.

Segundo as autoridades, apartamentos luxuosos como este seriam alegadamente usados pela OAS como subornos.

O nome do antigo Presidente brasileiro é citado em três investigações judiciais no Brasil, sem que tenha sido objeto, até ao momento, de qualquer acusação.

A equipa de Lula denuncia uma "caça às bruxas" que visa inviabilizar uma eventual candidatura do antigo Presidente do Brasil (2002-2010) às eleições presidenciais de 2018.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.