sicnot

Perfil

Mundo

Depoimento de Lula da Silva no caso de apartamento foi suspenso

O depoimento do ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, previsto para hoje, no âmbito de uma investigação de lavagem de dinheiro, foi suspenso, anunciou o Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), no poder.

© Ricardo Moraes / Reuters

O ex-chefe de Estado e a sua mulher, Marisa Leticia, foram intimados a depor sobre o caso de um apartamento localizado no condomínio Solaris, em Guarujá, em São Paulo, e relativamente às suspeitas de irregularidades na transferência para a empreiteira OAS, firma ligada ao escândalo da petrolífera estatal Petrobras, de obras inacabadas da Bancoop, de acordo com os meios de comunicação social brasileiros.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu os depoimentos de Lula da Silva e da sua mulher, que foram convocados por um procurador de São Paulo para prestar declarações esta quarta-feira no âmbito de um inquérito preliminar por "branqueamento de capitais e ocultação de bens patrimoniais".

Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, a inquirição foi suspensa a pedido do deputado do PT Paulo Teixeira que colocou em causa a imparcialidade do procurador Cassio Conserino, que tem em mãos o caso, e falou em "flagrante perseguição política".

O luxuoso apartamento no litoral de São Paulo encontra-se registado em nome da OAS, mas o Ministério Público do estado de São Paulo suspeita que o imóvel é na verdade propriedade de Lula.

O triplex também foi alegadamente alvo de obras de remodelação na ordem de 200 mil dólares, pagos pela OAS.

Segundo as autoridades, apartamentos luxuosos como este seriam alegadamente usados pela OAS como subornos.

O nome do antigo Presidente brasileiro é citado em três investigações judiciais no Brasil, sem que tenha sido objeto, até ao momento, de qualquer acusação.

A equipa de Lula denuncia uma "caça às bruxas" que visa inviabilizar uma eventual candidatura do antigo Presidente do Brasil (2002-2010) às eleições presidenciais de 2018.

Lusa

  • Portugal inicia preparação para o Mundial sem Cristiano Ronaldo

    Rumo ao Mundial 2018

    A seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018, que arranca em 14 de junho, na Rússia, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa sessão em que são esperadas algumas ausências. O capitão Cristiano Ronaldo, que vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, é baixa certa no arranque dos trabalhos, mas não deve ser o único.

  • Hoje é notícia

    País

    Esta terça-feira realiza-se o funeral do antigo ministro António Arnaut na Figueira da Foz. Em Sintra está previsto o início do julgamento dos 17 agentes da PSP acusados de agredirem jovens da Cova da Moura, concelho da Amadora, no interior da esquadra de Alfragide. Em Oeiras, a seleção portuguesa de futebol começa hoje a preparar a participação no Mundial2018.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20