sicnot

Perfil

Mundo

Depoimento de Lula da Silva no caso de apartamento foi suspenso

O depoimento do ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, previsto para hoje, no âmbito de uma investigação de lavagem de dinheiro, foi suspenso, anunciou o Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), no poder.

© Ricardo Moraes / Reuters

O ex-chefe de Estado e a sua mulher, Marisa Leticia, foram intimados a depor sobre o caso de um apartamento localizado no condomínio Solaris, em Guarujá, em São Paulo, e relativamente às suspeitas de irregularidades na transferência para a empreiteira OAS, firma ligada ao escândalo da petrolífera estatal Petrobras, de obras inacabadas da Bancoop, de acordo com os meios de comunicação social brasileiros.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu os depoimentos de Lula da Silva e da sua mulher, que foram convocados por um procurador de São Paulo para prestar declarações esta quarta-feira no âmbito de um inquérito preliminar por "branqueamento de capitais e ocultação de bens patrimoniais".

Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, a inquirição foi suspensa a pedido do deputado do PT Paulo Teixeira que colocou em causa a imparcialidade do procurador Cassio Conserino, que tem em mãos o caso, e falou em "flagrante perseguição política".

O luxuoso apartamento no litoral de São Paulo encontra-se registado em nome da OAS, mas o Ministério Público do estado de São Paulo suspeita que o imóvel é na verdade propriedade de Lula.

O triplex também foi alegadamente alvo de obras de remodelação na ordem de 200 mil dólares, pagos pela OAS.

Segundo as autoridades, apartamentos luxuosos como este seriam alegadamente usados pela OAS como subornos.

O nome do antigo Presidente brasileiro é citado em três investigações judiciais no Brasil, sem que tenha sido objeto, até ao momento, de qualquer acusação.

A equipa de Lula denuncia uma "caça às bruxas" que visa inviabilizar uma eventual candidatura do antigo Presidente do Brasil (2002-2010) às eleições presidenciais de 2018.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC