sicnot

Perfil

Mundo

EUA enviam caças furtivos para a Coreia do Sul

Os Estados Unidos destacaram hoje quatro caças F-22 Raptor para a Coreia do Sul, numa nova demonstração de força frente à Coreia do Norte após o ensaio nuclear e de mísseis do regime liderado por Kim Jong-un.

© Michael Fiala / Reuters

Os caças de quinta geração, com tecnologia furtiva, voaram a baixa altitude sobre a base aérea de Osan, a aproximadamente 55 quilómetros a sul de Seul, pouco depois de serem enviados para o país asiático, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O destacamento dos quatro caças norte-americanos na Coreia do Sul constitui uma ação inusual com a qual, aparentemente, os aliados pretendem dar mostras da sua força após as recentes atitudes da Coreia do Norte.

O regime de Kim Jong-un realizou um ensaio nuclear a 06 de janeiro, e a 07 de fevereiro lançou um satélite espacial, uma ação fortemente contestada por Seul e Washington, que a comunidade internacional censurou, considerando-o um ensaio de mísseis balísticos encoberto, o que violaria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que, por isso, se prepara para anunciar novas sanções.

O F-22 Raptor, um caça de elevada importância estratégica para o exército norte-americano, possui as mais avançadas tecnologias e alta capacidade de ataque, sendo também dificilmente detetável nos radares.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.