sicnot

Perfil

Mundo

EUA enviam caças furtivos para a Coreia do Sul

Os Estados Unidos destacaram hoje quatro caças F-22 Raptor para a Coreia do Sul, numa nova demonstração de força frente à Coreia do Norte após o ensaio nuclear e de mísseis do regime liderado por Kim Jong-un.

© Michael Fiala / Reuters

Os caças de quinta geração, com tecnologia furtiva, voaram a baixa altitude sobre a base aérea de Osan, a aproximadamente 55 quilómetros a sul de Seul, pouco depois de serem enviados para o país asiático, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O destacamento dos quatro caças norte-americanos na Coreia do Sul constitui uma ação inusual com a qual, aparentemente, os aliados pretendem dar mostras da sua força após as recentes atitudes da Coreia do Norte.

O regime de Kim Jong-un realizou um ensaio nuclear a 06 de janeiro, e a 07 de fevereiro lançou um satélite espacial, uma ação fortemente contestada por Seul e Washington, que a comunidade internacional censurou, considerando-o um ensaio de mísseis balísticos encoberto, o que violaria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que, por isso, se prepara para anunciar novas sanções.

O F-22 Raptor, um caça de elevada importância estratégica para o exército norte-americano, possui as mais avançadas tecnologias e alta capacidade de ataque, sendo também dificilmente detetável nos radares.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.