sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de mulheres aborígenes desaparecidas nas últimas décadas no Canadá

Estima-se que cerca de quatro mil mulheres aborígenes estejam desaparecidas ou tenham sido mortas, nos últimos 30 anos, no Canadá.

O primeiro-ministro canadiano ordenou o início de novas investigações e a renovação total das relações entre o governo e a população indígena

O primeiro-ministro canadiano ordenou o início de novas investigações e a renovação total das relações entre o governo e a população indígena

© Blair Gable / Reuters

O ministério dos Assuntos Indígenas avançou com o estes números que admitem ser superior ao inicialmente estimado.

No ano passado, um relatório das autoridades canadianas apontava para 1200 mulheres, um valor bastante contestado pelas famílias que afirmam que os casos da comunidade indígena não são tratados da mesma forma que o resto da população.

Em dezembro de 2015, o primeiro-ministro Justin Trudeau ordenou o início de novas investigações e a renovação total das relações entre o governo e a população indígena.

  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • "A preparação de medicamentos de quimioterapia fica comprometida"
    1:45