sicnot

Perfil

Mundo

Número de vítimas de atentado em Ancara sobe para 18 mortos e 45 feridos

Um atentado com viatura armadilhada dirigido contra forças militares em Ancara provocou hoje pelo menos 18 mortos e 45 feridas, referiu o governador da capital turca ao anunciar o último balanço.

O ataque foi efetuado contra uma coluna de veículos que transportava pessoal militar, referiu Mehmet Kiliclar, citado pelos canais televisivos CNN-Turk e NTV.

Na sequência do atentado, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, decidiu cancelar uma viagem a Bruxelas, prevista para esta noite, onde participaria na quinta-feira na cimeira dos líderes da União Europeia (UE) centrada na crise dos refugiados.

Responsáveis do Governo, do exército e dos serviços de informações turcos reuniram-se no palácio presidencial de Ancara, na presença do chefe de Estado, Recep Tayip Erdogan, e de Davutoglu, informaram os media locais.

Bombeiros e ambulâncias foram enviados para o local do atentado, perto do quartel-general das forças armadas turcas e do parlamento. A área já foi isolada pela polícia.

A NTV disse que a explosão aconteceu perto de um bloco residencial destinado oficiais superiores da instituição militar. O porta-voz do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder), Omer Celik, já condenou firmemente o ataque.

"O terror atacou Ancara traiçoeiramente. Amaldiçoamos este ataque", referiu, ainda citado pelos media turcos.

Diversos jornais e televisões colocaram nas suas páginas da internet fotografias de uma coluna de fumo junto de um complexo militar no centro da capital da Turquia, enquanto testemunhas indicaram que a explosão foi escutada em diversas zonas da capital.

A Turquia registou uma série de atentados no seu território desde o verão passado, todos atribuídos pelas autoridades ao Daesh.

Os ataques com explosivos contra colunas de veículos militares são ainda uma das habituais táticas do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

No entanto, a guerrilha curda apenas tem atuado no sudeste da Turquia, e seria a primeira vez que lança um ataques desta envergadura no coração da capital turca, uma zona com numerosas instalações militares e oficiais.

A capital da Turquia já estava em alerta após dois bombistas suicidas terem morto 101 pessoas em 10 de outubro, durante uma manifestação de ativistas pela paz perto da principal estação ferroviária de Ancara, o mais grave atentado terrorista na história moderna do país e atribuído ao Daesh.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.