sicnot

Perfil

Mundo

Post de Jeb Bush com uma pistola incendeia Twitter

A palavra "América" e uma foto de uma pistola com a inscrição "Gov. Jeb Bush" foi a mensagem publicada no Twitter pelo candidato às primárias republicanas, que suscitou uma avalanche de reações, positivas, sarcásticas ou indignadas.

Depois de ter visitado a fábrica do produtor de armas FN Manufacturing em Columbia, no Estado da Carolina do Sul, Jeb Bush, ex-governador do Estado da Florida, publicou a foto da pistola, identificada como um modelo FNX 45 na rede social Twitter por Scott Farmer, um conselheiro do senador republicano Lindsey Graham, que entretanto passou a apoiar Jeb Bush na corrida presidencial.

Resumir os EUA a uma pistola suscitou, como previsto, muitas reações. O número de pessoas que disseram "gosto" da mensagem excedeu os 18 mil, tal como o número de vezes em que foi reencaminhada, um recorde de uma conta onde os reencaminhamentos das mensagens publicadas raramente ultrapassam a centena.

Mas os internautas alteraram o sentido da mensagem, modificando a inscrição ou publicando só o título "América" acompanhado de uma foto alegadamente representativa de tendências ou excessos dos EUA, como o lutador Hulk Hogan em fato de luta livre, um jogador de uma equipa de futebol norte-americano prestes a fumar um cigarro de marijuana, homens obesos, ou ainda uma montagem fantástica de Ronald Reagan, cavalgando um velociraptor, com um lança-foguetes a tiracolo e uma bandeira nas presas do dinossauro que urra no meio de uma batalha apocalíptica.

O tema das armas também fez reagir os partidários de um reforço das leis sobre as vendas das armas de fogo. Vários publicaram a mensagem "América" com a foto das 26 vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook em 2012.

Veja aqui alguns dos tweets:

Com Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes