sicnot

Perfil

Mundo

Post de Jeb Bush com uma pistola incendeia Twitter

A palavra "América" e uma foto de uma pistola com a inscrição "Gov. Jeb Bush" foi a mensagem publicada no Twitter pelo candidato às primárias republicanas, que suscitou uma avalanche de reações, positivas, sarcásticas ou indignadas.

Depois de ter visitado a fábrica do produtor de armas FN Manufacturing em Columbia, no Estado da Carolina do Sul, Jeb Bush, ex-governador do Estado da Florida, publicou a foto da pistola, identificada como um modelo FNX 45 na rede social Twitter por Scott Farmer, um conselheiro do senador republicano Lindsey Graham, que entretanto passou a apoiar Jeb Bush na corrida presidencial.

Resumir os EUA a uma pistola suscitou, como previsto, muitas reações. O número de pessoas que disseram "gosto" da mensagem excedeu os 18 mil, tal como o número de vezes em que foi reencaminhada, um recorde de uma conta onde os reencaminhamentos das mensagens publicadas raramente ultrapassam a centena.

Mas os internautas alteraram o sentido da mensagem, modificando a inscrição ou publicando só o título "América" acompanhado de uma foto alegadamente representativa de tendências ou excessos dos EUA, como o lutador Hulk Hogan em fato de luta livre, um jogador de uma equipa de futebol norte-americano prestes a fumar um cigarro de marijuana, homens obesos, ou ainda uma montagem fantástica de Ronald Reagan, cavalgando um velociraptor, com um lança-foguetes a tiracolo e uma bandeira nas presas do dinossauro que urra no meio de uma batalha apocalíptica.

O tema das armas também fez reagir os partidários de um reforço das leis sobre as vendas das armas de fogo. Vários publicaram a mensagem "América" com a foto das 26 vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook em 2012.

Veja aqui alguns dos tweets:

Com Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira