sicnot

Perfil

Mundo

Post de Jeb Bush com uma pistola incendeia Twitter

A palavra "América" e uma foto de uma pistola com a inscrição "Gov. Jeb Bush" foi a mensagem publicada no Twitter pelo candidato às primárias republicanas, que suscitou uma avalanche de reações, positivas, sarcásticas ou indignadas.

Depois de ter visitado a fábrica do produtor de armas FN Manufacturing em Columbia, no Estado da Carolina do Sul, Jeb Bush, ex-governador do Estado da Florida, publicou a foto da pistola, identificada como um modelo FNX 45 na rede social Twitter por Scott Farmer, um conselheiro do senador republicano Lindsey Graham, que entretanto passou a apoiar Jeb Bush na corrida presidencial.

Resumir os EUA a uma pistola suscitou, como previsto, muitas reações. O número de pessoas que disseram "gosto" da mensagem excedeu os 18 mil, tal como o número de vezes em que foi reencaminhada, um recorde de uma conta onde os reencaminhamentos das mensagens publicadas raramente ultrapassam a centena.

Mas os internautas alteraram o sentido da mensagem, modificando a inscrição ou publicando só o título "América" acompanhado de uma foto alegadamente representativa de tendências ou excessos dos EUA, como o lutador Hulk Hogan em fato de luta livre, um jogador de uma equipa de futebol norte-americano prestes a fumar um cigarro de marijuana, homens obesos, ou ainda uma montagem fantástica de Ronald Reagan, cavalgando um velociraptor, com um lança-foguetes a tiracolo e uma bandeira nas presas do dinossauro que urra no meio de uma batalha apocalíptica.

O tema das armas também fez reagir os partidários de um reforço das leis sobre as vendas das armas de fogo. Vários publicaram a mensagem "América" com a foto das 26 vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook em 2012.

Veja aqui alguns dos tweets:

Com Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16