Talibãs recrutam crianças-soldados para as suas fileiras no Afeganistão
17.02.2016 17h28
Os talibãs recrutam no Afeganistão crianças-soldados, alguns dos quais com seis anos, que preparam durante longos anos para o combate, denunciou hoje a organização Human Rights Watch (HRW) num relatório.

A doutrinação pode começar a partir dos seis anos. O treino militar prolonga-se por sete anos e os rapazes vão para o terreno aos 13.
© Mohammad Ismail / Reuters
A informação foi rejeitada pelos talibãs, que asseguram apenas recrutar combatentes com "maturidade mental e física".
"O recrutamento de crianças para as fileiras do emirado islâmico é estritamente proibida", adiantam num comunicado divulgado hoje.
A organização de defesa dos direitos humanos afirma que os talibãs recrutam ativamente jovens rapazes, que treinam para operações militares, como o manuseamento de engenhos explosivos artesanais.
"A estratégia aparente dos talibãs que consiste em lançar um número crescente de crianças no campo de batalha é, além de ilegal, cínica e cruel", considerou Patricia Gossman, investigadora no Afeganistão para a HRW.
A organização revelou que no norte do Afeganistão, nomeadamente na província de Kunduz, os talibãs utilizam cada vez mais as escolas religiosas, as madrassas, para o treino militar das crianças.
A doutrinação pode começar a partir dos seis anos. O treino militar prolonga-se por sete anos e os rapazes vão para o terreno aos 13.
Em Chahardara, distrito da província de Kunduz, mais de 100 crianças foram recrutadas e destacadas pelos talibãs em 2015, segundo a HRW, citando habitantes.
Há anos que os grupos de defesa dos direitos humanos alertam para o fenómeno nas fileiras dos talibãs, mas também das milícias pró-governamentais.
Lusa
Relacionados
-
Mais de 11 mil vítimas civis na guerra do Afeganistão em 2015
Mais de 3.500 civis morreram na guerra no Afeganistão e outros 7.400 ficaram feridos em 2015, ano mais sangrento desde que as Nações Unidas começaram em 2009 a contabilizar os afegãos mortos e feridos no conflito.
-
Ataque talibã mata quatro soldados no Afeganistão
Pelo menos quatro soldados afgãos morreram hoje e outros 14 ficaram feridos num ataque suicida talibã com explosivos a um autocarro militar no norte do Afeganistão, segundo as autoridades locais.
-
Tropas dos EUA no Afeganistão vão ampliar ações contra grupo Estado Islâmico
O responsável máximo da missão da NATO e das forças norte-americanas no Afeganistão, general John F. Campbell, afirmou hoje que nas últimas semanas recebeu autorização para ampliar a ação contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38