sicnot

Perfil

Mundo

Airbus vai fornecer ao Reino Unido dois aviões movidos a energia solar

O Ministério da Defesa britânico encomendou ao fabricante aeronáutico europeu Airbus dois aviões Zephyr 8, movidos com energia solar.

Imagem de um Zephyr 7

Imagem de um Zephyr 7

www.defensenews.com/

A Airbus indicou em comunicado -- sem referir o valor do negócio -- que o pedido representa "o primeiro contrato da avançada tecnologia HAPS" (High Altitude Pseudo-Satellite).

O Zephyr 8 é capaz de voar a 65 mil pés de altitude (cerca de 20 mil metros), é ligeiro e eficiente e permite vigilância marítima ou terrestre contínua sobre a mesma área durante meses, sem necessidade de aterrar.

Este aparelho não-tripulado também é indicado para missões humanitárias ou vigilância do meio-ambiente, e para oferecer ligação à Internet em regiões que precisem.

A nota da Airbus indica que "o Ministério da Defesa britânico não revelou para que finalidade específica vai utilizar os Zephyr".

O fabricante europeu constrói o primeiro Zephyr 8 nas suas instalações em Farnborough, no Reino Unido, e o primeiro voo está programado para meados de 2017.

Lusa

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.