sicnot

Perfil

Mundo

Airbus vai fornecer ao Reino Unido dois aviões movidos a energia solar

O Ministério da Defesa britânico encomendou ao fabricante aeronáutico europeu Airbus dois aviões Zephyr 8, movidos com energia solar.

Imagem de um Zephyr 7

Imagem de um Zephyr 7

www.defensenews.com/

A Airbus indicou em comunicado -- sem referir o valor do negócio -- que o pedido representa "o primeiro contrato da avançada tecnologia HAPS" (High Altitude Pseudo-Satellite).

O Zephyr 8 é capaz de voar a 65 mil pés de altitude (cerca de 20 mil metros), é ligeiro e eficiente e permite vigilância marítima ou terrestre contínua sobre a mesma área durante meses, sem necessidade de aterrar.

Este aparelho não-tripulado também é indicado para missões humanitárias ou vigilância do meio-ambiente, e para oferecer ligação à Internet em regiões que precisem.

A nota da Airbus indica que "o Ministério da Defesa britânico não revelou para que finalidade específica vai utilizar os Zephyr".

O fabricante europeu constrói o primeiro Zephyr 8 nas suas instalações em Farnborough, no Reino Unido, e o primeiro voo está programado para meados de 2017.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.