sicnot

Perfil

Mundo

Airbus vai fornecer ao Reino Unido dois aviões movidos a energia solar

O Ministério da Defesa britânico encomendou ao fabricante aeronáutico europeu Airbus dois aviões Zephyr 8, movidos com energia solar.

Imagem de um Zephyr 7

Imagem de um Zephyr 7

www.defensenews.com/

A Airbus indicou em comunicado -- sem referir o valor do negócio -- que o pedido representa "o primeiro contrato da avançada tecnologia HAPS" (High Altitude Pseudo-Satellite).

O Zephyr 8 é capaz de voar a 65 mil pés de altitude (cerca de 20 mil metros), é ligeiro e eficiente e permite vigilância marítima ou terrestre contínua sobre a mesma área durante meses, sem necessidade de aterrar.

Este aparelho não-tripulado também é indicado para missões humanitárias ou vigilância do meio-ambiente, e para oferecer ligação à Internet em regiões que precisem.

A nota da Airbus indica que "o Ministério da Defesa britânico não revelou para que finalidade específica vai utilizar os Zephyr".

O fabricante europeu constrói o primeiro Zephyr 8 nas suas instalações em Farnborough, no Reino Unido, e o primeiro voo está programado para meados de 2017.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52