sicnot

Perfil

Mundo

Francisco diz que não devemos assustar-nos com a amizade de um Papa com uma mulher

O Sumo Pontífice defendeu hoje que "não devemos assustar-nos" por um Papa ter amizade com uma mulher, comentando a relação, revelada esta semana, de João Paulo II com uma filósofa polaca.

© Giampiero Sposito / Reuters

"Eu tinha conhecimento dessa relação de amizade do Papa São João Paulo II e desta filósofa quando estava em Buenos Aires. Era uma coisa que se sabia inclusive nos seus livros. João Paulo II era um homem inquieto", explicou Francisco aos 76 jornalistas que com ele viajavam no avião papal no regresso a Roma depois de uma visita ao México.

Francisco acrescentou que "um homem que não sabe ter uma boa relação de amizade com uma mulher, e não falo dos misóginos, que são doentes, é um homem a quem falta alguma coisa".

Quando precisa do conselho de um colaborador ou amigo, o Papa disse que também gosta de ouvir o parecer de uma mulher.

"Porque nos dão tanta riqueza e porque valorizo que vejam as coisas de outro modo#, argumentou.

"Uma amizade com uma mulher não é pecado. Uma relação amorosa com uma mulher que não seja a nossa mulher é pecado, mas o Papa é um homem que tem necessidade de conhecer o pensamento das mulheres", insistiu, sobre a amizade entre João Paulo II e Anna-Teresa Tymieniecka.

Francisco reiterou que um Papa "tem um coração" e "pode ter uma amizade sã com uma mulher".

"Não devemos assustar-nos, mas as mulheres ainda não são bem vistas na Igreja. Não entendemos o bem que uma mulher pode fazer à vida do sacerdote e da Igreja, num sentido de conselho de ajuda, de sã amizade", sustentou.

Um documentário transmitido esta semana pela televisão pública britânica BBC revelou a intensa amizade que o falecido João Paulo II manteve com Anna-Teresa Tymieniecka, que era casada, por meio de um conjunto de cartas e fotografias arquivadas fora do domínio público na Biblioteca Nacional da Polónia.

Lusa

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.