sicnot

Perfil

Mundo

Francisco diz que não devemos assustar-nos com a amizade de um Papa com uma mulher

O Sumo Pontífice defendeu hoje que "não devemos assustar-nos" por um Papa ter amizade com uma mulher, comentando a relação, revelada esta semana, de João Paulo II com uma filósofa polaca.

© Giampiero Sposito / Reuters

"Eu tinha conhecimento dessa relação de amizade do Papa São João Paulo II e desta filósofa quando estava em Buenos Aires. Era uma coisa que se sabia inclusive nos seus livros. João Paulo II era um homem inquieto", explicou Francisco aos 76 jornalistas que com ele viajavam no avião papal no regresso a Roma depois de uma visita ao México.

Francisco acrescentou que "um homem que não sabe ter uma boa relação de amizade com uma mulher, e não falo dos misóginos, que são doentes, é um homem a quem falta alguma coisa".

Quando precisa do conselho de um colaborador ou amigo, o Papa disse que também gosta de ouvir o parecer de uma mulher.

"Porque nos dão tanta riqueza e porque valorizo que vejam as coisas de outro modo#, argumentou.

"Uma amizade com uma mulher não é pecado. Uma relação amorosa com uma mulher que não seja a nossa mulher é pecado, mas o Papa é um homem que tem necessidade de conhecer o pensamento das mulheres", insistiu, sobre a amizade entre João Paulo II e Anna-Teresa Tymieniecka.

Francisco reiterou que um Papa "tem um coração" e "pode ter uma amizade sã com uma mulher".

"Não devemos assustar-nos, mas as mulheres ainda não são bem vistas na Igreja. Não entendemos o bem que uma mulher pode fazer à vida do sacerdote e da Igreja, num sentido de conselho de ajuda, de sã amizade", sustentou.

Um documentário transmitido esta semana pela televisão pública britânica BBC revelou a intensa amizade que o falecido João Paulo II manteve com Anna-Teresa Tymieniecka, que era casada, por meio de um conjunto de cartas e fotografias arquivadas fora do domínio público na Biblioteca Nacional da Polónia.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..