sicnot

Perfil

Mundo

Havana diz que visita de Obama será "mais um passo" para melhorar relações

As autoridades cubanas saudaram hoje a visita do Presidente norte-americano, Barack Obama, a Cuba, agendada para março, e afirmaram que esta viagem será "mais um passo" para melhorar as relações entre Havana e Washington.

Desmond Boylan

A visita, prevista para os próximos dias 21 e 22 de março, "será mais um passo para o melhoramento das relações entre Cuba e os Estados Unidos", afirmou, em declarações à imprensa, Josefina Vidal, responsável pelas negociações com os Estados Unidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, momentos depois de Washington ter anunciado a viagem presidencial.

A representante acrescentou que esta visita será uma oportunidade para Obama conhecer a realidade cubana.

"Acreditamos que vai ser uma oportunidade importante para que Obama possa ter uma aproximação direta à realidade cubana e a tudo o que temos feito nos últimos anos no nosso país (...) para realizar as mudanças necessárias para melhorar o bem-estar do povo cubano", referiu.

Sobre a questão dos Direitos Humanos, Josefina Vidal disse que "Cuba está aberta a conversações com o governo dos Estados Unidos sobre qualquer tema, incluindo os Direitos Humanos", admitindo, porém, que existem conceitos e pontos de vistas diferentes entre os dois países.

O Presidente norte-americano anunciou hoje a sua visita a Cuba, prometendo abordar com as autoridades cubanas a questão dos Direitos Humanos, mas também encontros com membros da sociedade civil.

"No próximo mês, vou viajar para Cuba para fazer avançar o nosso progresso e esforços que podem melhorar a vida do povo cubano", afirmou o chefe de Estado norte-americano, num conjunto de mensagens publicadas na rede social Twitter sobre esta visita histórica e representativa do processo de aproximação entre os dois países, que durante mais de 50 anos viveram de costas voltadas.

"Ainda temos diferenças com o governo cubano que irei tratar diretamente. A América irá defender sempre os Direitos Humanos em todo o mundo", acrescentou.

Barack Obama será o primeiro Presidente norte-americano a visitar a ilha caribenha em 88 anos. Calvin Coolidge (1923-1929) foi o último Presidente norte-americano em exercício a visitar Cuba, em 1928.

Obama, que deixará a Casa Branca em pouco menos de um ano, torna-se no primeiro chefe de Estado norte-americano em funções a pisar solo cubano desde a revolução castrista de 1959.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".