sicnot

Perfil

Mundo

Janeiro foi o mês mais quente do planeta desde que há registo

Janeiro de 2016 foi o primeiro mês do ano mais quente na Terra desde o início das leituras de temperatura, no final do século XIX, anunciou hoje a agência oceânica e atmosférica norte-americana (NOAA, sigla em inglês).

Janeiro de 2016 foi o primeiro mês mais quente de sempre desde que há registos

Janeiro de 2016 foi o primeiro mês mais quente de sempre desde que há registos

© Jim Young / Reuters

No geral, a temperatura média à superfície dos oceanos e da Terra esteve 1,04 graus centígrados acima da média registada no século XX, fazendo de janeiro o primeiro mês do ano mais quente desde 1880, ultrapassando o recorde estabelecido em 2007, de 0,16 graus centígrados, precisou a NOAA.

O ano de 2015, no seu todo, já tinha sido de longe o ano mais quente desde que há registo de temperaturas, já tinha anunciado a agência no mês passado.

Lá diz o ditado, "janeiro quente, traz o Diabo no ventre".

Com Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46