sicnot

Perfil

Mundo

ONU alerta para situação crítica na América Central devido a El Nino

O Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) alertou hoje para a situação crítica dos países da América Central devido ao fenómeno meteorológico El Nino e pediu à comunidade internacional para ajudar as regiões afetadas.

© Stringer . / Reuters

"As regiões mais afetadas estão a colapsar e não têm meios para melhorar a situação. O El Nino é uma urgência alarmante a que devemos dar resposta quanto antes", assegurou em conferência de imprensa o diretor de operações da OCHA, John Ging, depois de visitar os territórios mais afetados.

John Ging explicou que a seca e as condições climáticas que têm de enfrentar os habitantes daquelas regiões estão a provocar a "marginalização e pobreza extremas", especialmente nas zonas rurais.

Os países mais afetados pelo El Nino são o Haiti, El Salvador, Nicarágua, Honduras e Colômbia.

É preciso a comunidade internacional "redobrar os esforços e doações" para diminuir a pobreza naquela região, pediu o responsável.

John Ging pediu também às associações e líderes mundiais que continuem a fazer donativos para atingirem o esforço financeiro que é necessário fazer para garantir as necessidades básicas naqueles territórios, nomeadamente comida, casa e saúde.

Lusa

  • Inverno de 2015 poderá ser marcado pelo regresso do El Nino
    3:14

    País

    O ano de 2015 poderá ser marcado pelo regresso do El Nino, segundo especialistas. Ou seja, o próximo inverno pode trazer ainda mais problemas do que o deste ano, que tem sido anormalmente pródigo em tempestades com forte agitação marítima. A SIC foi tentar perceber os fenómenos que estiveram na base de tantas alterações no clima.

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.