sicnot

Perfil

Mundo

ONU alerta para situação crítica na América Central devido a El Nino

O Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) alertou hoje para a situação crítica dos países da América Central devido ao fenómeno meteorológico El Nino e pediu à comunidade internacional para ajudar as regiões afetadas.

© Stringer . / Reuters

"As regiões mais afetadas estão a colapsar e não têm meios para melhorar a situação. O El Nino é uma urgência alarmante a que devemos dar resposta quanto antes", assegurou em conferência de imprensa o diretor de operações da OCHA, John Ging, depois de visitar os territórios mais afetados.

John Ging explicou que a seca e as condições climáticas que têm de enfrentar os habitantes daquelas regiões estão a provocar a "marginalização e pobreza extremas", especialmente nas zonas rurais.

Os países mais afetados pelo El Nino são o Haiti, El Salvador, Nicarágua, Honduras e Colômbia.

É preciso a comunidade internacional "redobrar os esforços e doações" para diminuir a pobreza naquela região, pediu o responsável.

John Ging pediu também às associações e líderes mundiais que continuem a fazer donativos para atingirem o esforço financeiro que é necessário fazer para garantir as necessidades básicas naqueles territórios, nomeadamente comida, casa e saúde.

Lusa

  • Inverno de 2015 poderá ser marcado pelo regresso do El Nino
    3:14

    País

    O ano de 2015 poderá ser marcado pelo regresso do El Nino, segundo especialistas. Ou seja, o próximo inverno pode trazer ainda mais problemas do que o deste ano, que tem sido anormalmente pródigo em tempestades com forte agitação marítima. A SIC foi tentar perceber os fenómenos que estiveram na base de tantas alterações no clima.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.