sicnot

Perfil

Mundo

Obama prepara viagem a Cuba em março

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prepara uma viagem a Cuba no próximo mês, segundo fontes citadas, esta quarta-feira, pela ABC News e CNN.

© Kevin Lamarque / Reuters

A concretizar-se, Obama tornar-se-á no primeiro Presidente dos Estados Unidos no ativo a pisar a ilha em mais de 80 anos.

Segundo a ABC News, o anúncio oficial da viagem vai ser feito hoje na Casa Branca por um alto quadro do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

A visita a Cuba constituiria o culminar do processo de normalização das relações anunciado por Washington e Havana em 2014, e a primeira desde a de Calvin Coolidge, em janeiro de 1928, que se deslocou à ilha para a Sexta Conferência Anual dos Estados Americanos, em Havana.

Segundo a ABC (American Broadcasting Company), a viagem está prevista para 21 e 22 de março, antes de Obama seguir para a Argentina.

Fonte oficial norte-americana, que também falou sob a condição de anonimato, confirmou à agência AFP que o anúncio da visita de Barack Obama a Cuba, inserida numa viagem à América Latina, vai ser feito hoje, bem como que esta terá lugar "nas próximas semanas".

O antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi a Cuba em 2002, ou seja, 20 anos depois de deixar o cargo, a convite do ex-líder cubano Fidel Castro.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.