sicnot

Perfil

Mundo

Papa diz que Trump não é cristão se insistir no muro com o México

O Papa diz que alguém que queira construir um muro contra os imigrantes ao longo da fronteira dos EUA com o México não é cristão.

Papa Francisco na fronteira entre o México e os EUA, em Ciudad Juarez.

Papa Francisco na fronteira entre o México e os EUA, em Ciudad Juarez.

© Max Rossi / Reuters

"Uma pessoa que quer construir muros e não pontes não é cristã", afirmou Francisco em resposta à pergunta de um jornalista sobre a política anti-imigração do candidato republicano às primárias nos EUA.

Donald Trump tem prometido em campanha a construção de "um muro" para travar a passagem de imigrantes e a expulsão de 11 milhões de pessoas que estão ilegalmente no país.

A declaração do Papa surge horas depois de ter estado a rezar em Ciudad Juarez pelos que morreram ao tentar chegar aos EUA.

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.