sicnot

Perfil

Mundo

Turquia bombardeia bases do PKK em retaliação por atentado de Ancara

A Força Aérea turca bombardeou hoje bases dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque em retaliação pelo atentado de quarta-feira com um carro-bomba, que matou 28 pessoas no centro de Ancara, anunciou o exército.

© Ahmed Saad / Reuters

Os bombardeamentos tiveram como alvo um grupo de 60 a 70 combatentes do PKK, incluindo oficiais, na zona de Haftanin, perto da fronteira com a Síria, precisou o comando militar no seu 'site' na internet.

O acampamento de Haftanin é uma das mais importantes bases dos rebeldes curdos nas montanhas do norte do Iraque.

Desde a retoma dos combates entre as forças de segurança turcas e o PKK no verão passado, os aviões de guerra turcos realizaram vários ataques contra os campos.

Após um cessar-fogo de mais de dois anos, os confrontos, com vítimas mortais, recomeçaram no verão passado entre as forças de segurança turcas e o PKK no sudeste da Turquia, uma região de maioria curda.

Os combates travaram as negociações de paz com o governo iniciadas no outono de 2012 e que pretendiam colocar um ponto final no conflito curdo, que fez mais de 40.000 mortos desde 1984.

O ataque de quarta-feira em Ancara ainda não foi reivindicado, mas o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, já adiantou que o autor era um cidadão sírio.

"Este ataque terrorista foi cometido por elementos da organização terrorista PKK na Turquia e por um miliciano da Unidades de Proteção do Povo (YPG)", declarou Ahmet Davutoglu aos jornalistas, adiantando que a polícia já fez nove detenções no âmbito do inquérito aberto.

Lusa

  • Eurodeputados visitam campo de refugiados na Turquia
    2:26

    SIC Europa

    11 milhões de sírios foram obrigados a fugir do país. A maior parte perdeu tudo e centenas de milhares sobrevivem agora em campos de refugiados espalhados sobretudo pelo Líbano, Jordânia ou Turquia que está a ser financiada pela Comssão Europeia para conter o fluxo de refugiados. Para 2016 e 2017 Ancara vai receber 3 mil milhões de euros do orçamento comunitário.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.