Grupo dissidente curdo reivindica ataque diz pretender "destruir" turismo na Turquia
19.02.2016 19h28
O grupo guerrilheiro curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK) reivindicou esta sexta-feira a autoria do atentado contra uma coluna de autocarros militares em Ancara que provocou 28 mortos na quarta-feira e ameaçou com novos ataques contra o setor turístico.

© Umit Bektas / Reuters
"Em 17 de fevereiro foi efetuado por um guerreiro 'kamikaze' um ataque suicida às 18:30 nas ruas de Ancara contra um 'comboio' de soldados da república fascista turca... O ataque foi realizado pelo Batalhão Imortal dos TAK ", afirma o grupo numa declaração publicada na sua página da internet.
"Esta ação foi conduzida para vingar as pessoas vulneráveis mortas nos subterrâneos de Cizre e os nossos civis feridos", acrescenta a declaração, numa referência à cidade do sudeste de maioria curda onde o exército e a polícia turcas conduziram durante dois meses uma mortífera operação contra os rebeldes e apoiantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a principal formação armada curda da Turquia que luta pela autonomia.
Um comunicado adicional escrito em inglês também avisa os estrangeiros para não visitarem a Turquia, por pretender "destruir" o turismo no país.
"Avisamos os turistas nacionais e estrangeiros para não frequentarem as áreas turísticas na Turquia. Não nos responsabilizamos por quem for morto nos ataques dirigidos contra essas áreas", indica o texto.
Os TAK, surgidos em 2004, são considerados a cisão mais radical do PKK, que garante não ter qualquer controlo sobre esta formação.
Pelo contrário, as autoridades turcas e diversos analistas consideram esta formação como uma "emanação" do PKK, utilizada parra reivindicar atentados que poderiam prejudicar a imagem da guerrilha, em particular se provocarem a morte de civis.
No comunicado os TAK difundiram a foto de Zinar Raperin, um homem nascido em 1989 em Van (leste) e apresentado como o autor do atentado.
O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o seu primeiro-ministro Ahmet Davutoglu têm referido que o atentado foi perpetrado pelos combatentes curdos sírios das Unidades de proteção do povo (YPG), com o apoio do PKK.
Davutoglu também indicou que o 'kamikaze' era um sírio de 23 anos, Salih Necar, considerado próximo das YPG. Diversos 'media' turcos referiram ter sido identificado através das impressões digitais, registadas logo após a sua chegada à Turquia na qualidade de refugiado.
Saleh Muslim, líder do Partido da união democrática (PYD), o ramo político das YPG, e um dos responsáveis do PKK, Cemil Bayik, tinham negado estas acusações.
Os TAK já tinham reivindicado um ataque com morteiro em 23 de dezembro contra o aeroporto Sabiha Gokçen de Istambul, que provou a morte de uma funcionária e danos em cinco aviões.
Lusa
Relacionados
- 2:25
Explosão em Ancara faz 28 mortos
Uma explosão em Ancara, na Turquia, que fez 28 mortos e mais de 60 feridos. O ataque com um carro armadilhado ocorreu numa zona com forte presença militar que fica a 300 metros do Parlamento turco.
- 1:21
Turquia atribui atentado de Ancara ao PKK e às milícias curdas
A Turquia acusa o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e as milícias curdas da Síria de responsabilidade pelo atentado de ontem em Ancara que matou 28 pessoas e feriu 65. Já esta manhã, num novo atentado, seis soldados turcos foram mortos no sudeste do país , numa provincia de maioria curda.
-
EUA recusam-se a nomear responsáveis pelo ataque em Ancara
Os Estados Unidos recusaram-se hoje a nomear um responsável do ataque de quarta-feira no centro de Ancara, que provocou pelo menos 28 mortos, pedindo contenção tanto à Turquia como aos combatentes curdos.
Na Homepage
-
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 2:35
Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.
26.04.2018 às 13h07
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.
26.04.2018 às 13h37
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
O Governo lançou esta quinta-feira um programa de turismo sénior destinado a portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos que se podem candidatar a férias em época baixa no interior do país, com foco nas zonas afetadas pelos incêndios.
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
-
Pai do bebé Alfie quer levar filho para casa
O pai do bebé britânico Alfie Evans, que tem uma doença neurológica degenerativa, disse esta quinta-feira que planeia encontrar-se com médicos para discutir a possibilidade de levar o filho do hospital para casa.
26.04.2018 às 17h06
-
-
Trump evocou "três ou quatro datas" possíveis para encontro com Kim Jong-un
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26
-
Deputados britânicos acusam Facebook de ameaçar jornal The Guardian
Deputados do Parlamento britânico acusaram esta quinta-feira a rede social Facebook de ter "assediado e ameaçado" o jornal The Guardian, que publicou o escândalo do acesso indevido da empresa Cambridge Analytica a dados de 87 milhões de utilizadores desta plataforma.
26.04.2018 às 15h11
-
-
Operação contra pornografia infantil e pedofilia em sete Estados brasileiros
26.04.2018 às 16h28
-