sicnot

Perfil

Mundo

Rajoy acredita num acordo entre UE e Reino Unido

O presidente do Governo espanhol manifestou-se hoje confiante, no final do primeiro dia do Conselho Europeu, de que vai ser possível alcançar um acordo que permita evitar a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado "Brexit".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Susana Vera / Reuters

"Creio que corre bem e espero que amanhã [sexta-feira] se chegue já a um acordo", comentou Mariano Rajoy, em declarações aos jornalistas.

O Conselho Europeu, iniciado na quinta-feira à tarde e consagrado à crise de refugiados e ao "Brexit", prossegue hoje de manhã, estando Portugal representado pelo primeiro-ministro, António Costa, nas negociações dos chefes de Estado e de Governo da UE.

"A minha posição tem sido sempre a mesma: apoiar Cameron para que esse referendo que pretende fazer resulte num triunfo do sim e que o Reino Unido permaneça na União", disse Rajoy.

No final do primeiro dia de cimeira europeia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou terem sido "feitos alguns progressos" na questão do referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, mas que ainda é necessário "fazer muito".

Na rede social Twitter, Tusk anunciou a realização de várias reuniões bilaterais hoje sobre o "Brexit", que se iniciam com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, seguindo-se o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka, e o primeiro-ministro belga, Charles Michel.

Nas mesmas declarações aos jornalistas, sobre os refugiados, Mariano Rajoy insistiu que continua a defender que os problemas da migração se devem resolver na origem e não quando já são muito mais complicados de abordar.

"Neste momento, resolver a situação na Síria é fundamental", frisou o presidente do Governo espanhol.

Donald Tusk anunciou hoje em Bruxelas que União Europeia e Turquia vão celebrar uma nova reunião no início de março para discutir o plano de ação conjunto para fazer face à crise de refugiados.

Após quase dez horas de discussões, os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos em Bruxelas, foram unânimes em considerar que "o plano de ação com a Turquia continua a ser uma prioridade" no quadro da resposta europeia à crise de refugiados, e deve ser "feito tudo" para que o mesmo funcione, pelo que foi decidida a realização de uma nova cimeira conjunta no início de março, indicou Donald Tusk.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.