sicnot

Perfil

Mundo

Sanders reduz mais de metade a distância para Clinton entre eleitores democratas

O pré-candidato presidencial Bernie Sanders diminui em mais de metade a distância que o separava de Hillary Clinton nas eleições internas do Partido Democrático, segundo um estudo de opinião divulgado hoje.

Jacquelyn Martin

A sondagem telefónica, realizada pela cadeia televisiva NBC e pelo The Wall Street Journal atribui a Clinton 53% das preferências eleitorais entre os votantes democratas registados e 42% a Sanders.

Há um mês, o mesmo inquérito atribuía 59% a Clinton a 34% a Sanders, que vê assim reduzida a distância para a sua rival de 25 para 11 pontos percentuais.

A sondagem foi realizada entre 14 e 16 de fevereiro, depois das consultas internas no Estado do Iowa, que a ex-secretária de Estado ganhou por uma reduzidíssima margem, e no Estado do New Hampshire, com uma vitória clara do senador pelo Estado do Vermont.

A sondagem também incluiu perguntas sobre possíveis confrontos entre candidatos democratas e republicanos, com diferentes combinações.

Um duelo entre Clinton e o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro seria vencido pela primeira, com 50% dos votos, contra 40% do republicano, mas no cenário Clinton contra Ted Cruz a sondagem indicou um empate em 46%.

Ainda segundo este inquérito de opinião, Sanders venceria os confrontos com estes adversários republicanos, batendo Trump, com 53% dos votos contra 47%, e Cruz, com 50% contra 40%.

A sondagem telefónica foi feita com consulta a 800 votantes registados, divididos em partes iguais entre democratas e republicanos, e tem uma margem de erro de 3,5%.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.