sicnot

Perfil

Mundo

Sanders reduz mais de metade a distância para Clinton entre eleitores democratas

O pré-candidato presidencial Bernie Sanders diminui em mais de metade a distância que o separava de Hillary Clinton nas eleições internas do Partido Democrático, segundo um estudo de opinião divulgado hoje.

Jacquelyn Martin

A sondagem telefónica, realizada pela cadeia televisiva NBC e pelo The Wall Street Journal atribui a Clinton 53% das preferências eleitorais entre os votantes democratas registados e 42% a Sanders.

Há um mês, o mesmo inquérito atribuía 59% a Clinton a 34% a Sanders, que vê assim reduzida a distância para a sua rival de 25 para 11 pontos percentuais.

A sondagem foi realizada entre 14 e 16 de fevereiro, depois das consultas internas no Estado do Iowa, que a ex-secretária de Estado ganhou por uma reduzidíssima margem, e no Estado do New Hampshire, com uma vitória clara do senador pelo Estado do Vermont.

A sondagem também incluiu perguntas sobre possíveis confrontos entre candidatos democratas e republicanos, com diferentes combinações.

Um duelo entre Clinton e o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro seria vencido pela primeira, com 50% dos votos, contra 40% do republicano, mas no cenário Clinton contra Ted Cruz a sondagem indicou um empate em 46%.

Ainda segundo este inquérito de opinião, Sanders venceria os confrontos com estes adversários republicanos, batendo Trump, com 53% dos votos contra 47%, e Cruz, com 50% contra 40%.

A sondagem telefónica foi feita com consulta a 800 votantes registados, divididos em partes iguais entre democratas e republicanos, e tem uma margem de erro de 3,5%.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".