sicnot

Perfil

Mundo

Sanders reduz mais de metade a distância para Clinton entre eleitores democratas

O pré-candidato presidencial Bernie Sanders diminui em mais de metade a distância que o separava de Hillary Clinton nas eleições internas do Partido Democrático, segundo um estudo de opinião divulgado hoje.

Jacquelyn Martin

A sondagem telefónica, realizada pela cadeia televisiva NBC e pelo The Wall Street Journal atribui a Clinton 53% das preferências eleitorais entre os votantes democratas registados e 42% a Sanders.

Há um mês, o mesmo inquérito atribuía 59% a Clinton a 34% a Sanders, que vê assim reduzida a distância para a sua rival de 25 para 11 pontos percentuais.

A sondagem foi realizada entre 14 e 16 de fevereiro, depois das consultas internas no Estado do Iowa, que a ex-secretária de Estado ganhou por uma reduzidíssima margem, e no Estado do New Hampshire, com uma vitória clara do senador pelo Estado do Vermont.

A sondagem também incluiu perguntas sobre possíveis confrontos entre candidatos democratas e republicanos, com diferentes combinações.

Um duelo entre Clinton e o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro seria vencido pela primeira, com 50% dos votos, contra 40% do republicano, mas no cenário Clinton contra Ted Cruz a sondagem indicou um empate em 46%.

Ainda segundo este inquérito de opinião, Sanders venceria os confrontos com estes adversários republicanos, batendo Trump, com 53% dos votos contra 47%, e Cruz, com 50% contra 40%.

A sondagem telefónica foi feita com consulta a 800 votantes registados, divididos em partes iguais entre democratas e republicanos, e tem uma margem de erro de 3,5%.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22