sicnot

Perfil

Mundo

Washington apresenta recurso para obrigar Apple a desbloquear o iPhone

O Departamento de Justiça norte-americano apresentou hoje um recurso exigindo uma ordem judicial que obrigue a Apple a desbloquear o iPhone de um autor do atentado que fez 14 mortos no ano passado, na Califórnia, para ajudar a investigação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mike Segar / Reuters

«A decisão não requer, ao contrário do que sustenta a declaração pública da Apple, que a Apple crie ou forneça uma backdoor para todos os iPhone», refere o documento.

Esta iniciativa, que faz subir mais um degrau na batalha judicial em torno da encriptação de dados nos Estados Unidos, visa acelerar os esforços para obrigar o gigante tecnológico Apple a colaborar com o FBI.

Uma juíza da Califórnia tinha decidido esta semana que a Apple deveria fornecer «uma assistência técnica razoável» ao FBI, que ainda não conseguiu aceder ao conteúdo do telefone de Sayed Farook, dois meses após o tiroteio em San Bernardino.

A Apple contestou, no entanto, um pedido «sem precedentes», com«implicações que vão bem além do caso judicial em apreço», e queixou-se de que isso equivaleria a criar uma backdoor, uma «entrada de serviço» que poderia enfraquecer a segurança do aparelho e dos seus clientes.

O recurso do ministério público indica, por seu lado, que, com base nas suas declarações públicas, a Apple parece assentar a sua defesa em «preocupações de marketing» e que ninguém pediu è empresa para fornecer software que possa ser utilizado por piratas informáticos.

Uma audiência sobre a questão está agendada para o próximo dia 22 de março.

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.