sicnot

Perfil

Mundo

Cardeal responsável pelas finanças do Vaticano nega acusações de pedofilia

O cardeal australiano George Pell, responsável pelas finanças do Vaticano, nega qualquer envolvimento em alegados abusos sexuais de menores.

© Tony Gentile / Reuters

George Pell, de 74 anos, terá sido investigado por alegados abusos, cometidos enquanto estava ao serviço da igreja católica australiana. Segundo o jornal Sun Herald, a polícia tinha recolhido provas de alegados abusos de crianças, ao longo de um ano.

Pell, que chegou a ser visto como potencial candidato a papa, foi chamado no início da semana a testemunhar por video-conferência, uma vez que sofre de problemas cardiacos.

"As acusações não têm qualquer fundamento e são absolutamente falsas", de acordo com um comunicado do gabinete de Pell, presidente do departamento de Economia do Vaticano.

Numa longa declaração, o cardeal desafiou também a polícia e o governo a investigarem a origem da denúncia.

Com Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.