sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte realiza disparos de artilharia no mar perto da fronteira

A Coreia do Norte realizou hoje disparos de artilharia no mar, na costa oeste, perto da fronteira marítima com a Coreia do Sul, informou o exército de Seul.

© KCNA KCNA / Reuters

Os militares sul-coreanos disseram que a Coreia do Norte realizou disparos de artilharia "várias vezes" a partir da costa oeste do Mar Amarelo, durante a manhã.

Os disparos no mar, que não atravessaram a disputada fronteira, foram ouvidos na ilha sul-coreana de Baengnyeong e provavelmente realizados no âmbito de um exercício militar, escreve a agência espanhola Efe.

As duas Coreias vivem uma época marcada pela tensão depois de o regime norte-coreano de Kim Jong-un ter levado a cabo o seu quarto teste nuclear a 06 de janeiro e de a 07 de fevereiro ter lançado o seu segundo satélite para o espaço a bordo de um foguete espacial, uma operação condenada pela comunidade internacional que o considerou um ensaio encoberto de mísseis que viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Os exércitos da Coreia do Sul e Estados Unidos terminaram esta segunda-feira as manobras navais contra ataques submarinos como resposta ao recente lançamento espacial da Coreia do Norte, considerado um ensaio de mísseis.

Os Estados Unidos mantêm 28.500 militares na Coreia do Sul e comprometem-se a defender o seu aliado de um eventual ataque por parte do Norte como legado da Guerra da Coreia (1950-53).

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.