sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte realiza disparos de artilharia no mar perto da fronteira

A Coreia do Norte realizou hoje disparos de artilharia no mar, na costa oeste, perto da fronteira marítima com a Coreia do Sul, informou o exército de Seul.

© KCNA KCNA / Reuters

Os militares sul-coreanos disseram que a Coreia do Norte realizou disparos de artilharia "várias vezes" a partir da costa oeste do Mar Amarelo, durante a manhã.

Os disparos no mar, que não atravessaram a disputada fronteira, foram ouvidos na ilha sul-coreana de Baengnyeong e provavelmente realizados no âmbito de um exercício militar, escreve a agência espanhola Efe.

As duas Coreias vivem uma época marcada pela tensão depois de o regime norte-coreano de Kim Jong-un ter levado a cabo o seu quarto teste nuclear a 06 de janeiro e de a 07 de fevereiro ter lançado o seu segundo satélite para o espaço a bordo de um foguete espacial, uma operação condenada pela comunidade internacional que o considerou um ensaio encoberto de mísseis que viola resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Os exércitos da Coreia do Sul e Estados Unidos terminaram esta segunda-feira as manobras navais contra ataques submarinos como resposta ao recente lançamento espacial da Coreia do Norte, considerado um ensaio de mísseis.

Os Estados Unidos mantêm 28.500 militares na Coreia do Sul e comprometem-se a defender o seu aliado de um eventual ataque por parte do Norte como legado da Guerra da Coreia (1950-53).

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.