sicnot

Perfil

Mundo

EUA anunciam acordo provisório com Rússia para cessar-fogo na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou hoje que foi conseguido um "acordo provisório" com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, para um cessar-fogo na Síria nos próximos dias.

© Rodi Said / Reuters

"Foi alcançado um acordo provisório, um princípio de acordo" com Lavrov para travar as hostilidades "nos próximos dias", disse Kerry em Amã, durante uma conferência de imprensa com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Naser Judeh.

O responsável norte-americano, que não apresentou datas ou mais detalhes do acordo, disse, na sua intervenção, que "quase se chegou a um acordo sobre as modalidades para o cessar-fogo".

Kerry limitou-se a garantir que havia mantido contactos com o seu homólogo russo a partir da capital jordana, para onde viajou na tentativa de relançar o processo de paz entre israelitas e palestinianos.

Para a imprensa, o secretário de Estado dos Estados Unidos insistiu em que a guerra síria não pode ser vencida pela força das armas e sublinhou que uma solução política "com um governo transitório sem (o Presidente Bashar) al-Assad" é a única alternativa para a situação na Síria.

Está previsto que Kerry se reúna hoje, em Amã, com o rei Abdullah da Jordânia e com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas.

Kerry e Lavrov mantiveram contacto telefónico, no sábado, em que analisaram "os progressos na redação de um projeto com uma série de opções para que se cesse as hostilidades", ainda que efetivamente ainda não se tenha alcançado um acordo, informou o Governo dos Estados Unidos.

"O secretário de Estado Kerry expressou o seu desejo de que o cessar-fogo possa ser alcançado no menor tempo possível", acrescentou o comunicado do Governo norte-americano.

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram a 11 de fevereiro, na Alemanha, um acordo para alcançar um cessar-fogo na Síria numa semana, prazo que já expirou há vários dias.

Em quase cinco anos de conflito na Síria, segundo a ONU, pelo menos 260 mil pessoas morreram e cinco milhões de sírios procuraram refúgio no estrangeiro.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.