sicnot

Perfil

Mundo

Cruz despede porta-voz por divulgar falsa declaração de Rubio sobre a Bíblia

O candidato às eleições primárias republicanas nos Estados Unidos Ted Cruz despediu hoje o seu principal porta-voz e diretor de comunicação, Rick Tyler, por divulgar um vídeo com uma falsa declaração do seu adversário Marco Rubio sobre a Bíblia.

Jae C. Hong

"Passei a manhã a investigar o que se passou e pedi a Rick Tyler que se demitisse. Deixei claro que faremos esta campanha com os mais altos padrões de integridade", anunciou Cruz hoje numa breve conferência de imprensa, em Las Vegas (Nevada).

Tyler, um veterano republicano especialista em comunicação, desculpou-se este domingo no Facebook por ter partilhado nas redes sociais um vídeo de Rubio "sem ter comprovado a sua veracidade".

No vídeo, pode ver-se como Rubio passa ao lado de um membro da campanha de Cruz que está a ler a Bíblia no vestíbulo de um hotel.

O áudio é impercetível e os subtítulos do vídeo indicam que Rubio disse "bom livro, não há muitas respostas nele".

No entanto, o que realmente comenta o senador pela Florida é "bom livro, todas as respostas estão nele".

"Quero pedir perdão ao senador Marco Rubio por ter publicado hoje uma história inexata sobre ele. (...) Como o áudio não estava claro, não tinha de ter assumido que a história estava correta. Apaguei a publicação porque não a teria partilhado se soubesse que era falsa", escreveu Tyler na sua página de Facebook no domingo.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00