sicnot

Perfil

Mundo

Detidas 14 pessoas suspeitas de ligações aos atentados em Ancara

Catorze pessoas foram formalmente acusadas na Turquia por ligações ao atentado suicida da semana passada contra uma coluna de veículos militares em Ancara, que matou 28 pessoas e feriu mais de 60.

Ao todo vinte e uma pessoas foram detidas e levadas a tribunal mas, segundo a televisão estatal russa, sete foram libertadas sem qualquer acusação.

Já os 14 arguidos vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

São suspeitos de auxílio a organização terrorista, fraude e falsificação de documentos.

O ataque já foi reivindicado por um grupo de militantes curdos mas o Presidente Erdogan insiste no envolvimento do PKK e da milícia siría-curda, apoiada pelos Estados Unidos pelo combate ao Estado Islâmico, na guerra contra os jihadistas na vizinha Síria.

  • Explosão em Ancara faz 28 mortos
    2:25

    Mundo

    Uma explosão em Ancara, na Turquia, que fez 28 mortos e mais de 60 feridos. O ataque com um carro armadilhado ocorreu numa zona com forte presença militar que fica a 300 metros do Parlamento turco.

  • Turquia atribui atentado de Ancara ao PKK e às milícias curdas
    1:21

    Mundo

    A Turquia acusa o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e as milícias curdas da Síria de responsabilidade pelo atentado de ontem em Ancara que matou 28 pessoas e feriu 65. Já esta manhã, num novo atentado, seis soldados turcos foram mortos no sudeste do país , numa provincia de maioria curda.

  • Presidente da Turquia culpa a milícia síria-curda do atentado suicida de Ancara
    2:00

    Mundo

    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que a milícia síria-curda, a quem atribui a autoria do atentado suicida de Ancara, está a utilizar armas fornecidas pelos Estados Unidos contra civis. Tayip Erdogan diz que vai prosseguir os ataques contra o grupo, no norte da Síria. O atentado suicida em Ancara matou 28 pessoas e menos de 24 horas depois, uma coluna militar que procedia a uma ação de desminagem foi atingida por uma explosão no sudoeste da turquia. Seis soldados não sobreviveram aos ferimentos e acabaram por morrer.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.