sicnot

Perfil

Mundo

O mundo tem 3,2 mil milhões de internautas

O número de pessoas no mundo com acesso à internet aumentou para 3,2 mil milhões no final de 2015, mas outras 4,1 mil milhões não podem estar 'online', segundo um estudo publicado pela rede social norte-americana Facebook.

© Darren Staples / Reuters

Cerca de 200 milhões de pessoas passaram a ter acesso à internet no ano passado, com "dados mais acessíveis e um aumento das receitas mundiais", precisa-se no relatório sobre "o estado da conectividade", o segundo deste tipo publicado pelo grupo.

De acordo com o Facebook, o resto da população mundial precisa de ajuda para poder aceder à rede e às oportunidades económicas que representa.

"O mundo desenvolvido está largamente 'online', mas o mundo em desenvolvimento está muito atrás", escreve o grupo, que tem um interesse financeiro em que o maior número de pessoas possível possa conectar-se e eventualmente ligar-se aos seus serviços.

"As zonas urbanas estão conectadas, muitas zonas rurais não estão. Onde há menos dinheiro é menor a possibilidade de estar em linha. Em muitos países, as mulheres usam menos a internet do que os homens. Mesmo que o mundo inteiro fosse dotado das infraestruturas necessárias, cerca de mil milhões de pessoas permaneceriam analfabetas ou incapazes de beneficiar dos conteúdos online", detalha-se no documento.

No relatório, afirma-se que melhorar o acesso à internet é "um desafio maior", que vai exigir "a cooperação de muitas partes através da inovação e do investimento".

Os autores do estudo dizem ainda que sem mudanças significativas no panorama atual, mais de três mil milhões de pessoas continuarão offline em 2020.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.