sicnot

Perfil

Mundo

Inspeção-geral da Saúde angolana detetou 212 falsos profissionais desde 2012

As autoridades angolanas detetaram, nos últimos três anos, 212 falsos profissionais no serviço nacional de saúde, revelou hoje o inspetor-geral do Ministério da Saúde, Miguel Oliveira.

A informação foi transmitida à margem do Seminário Metodológico sobre o Papel dos Serviços de Inspeção na Gestão dos Efetivos da Função Pública, promovido hoje pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

O responsável, que considerou oportuno o seminário para abordagem de diversos aspetos ligados à fiscalização da gestão dos recursos humanos, lamentou que alguns indivíduos apresentem certificados falsos na obtenção de emprego.

"Para terem uma ideia, nós em média encontramos no trabalho feito até hoje, 50 profissionais falsos por ano. De 2012 até hoje foram detetados no serviço nacional de saúde 212 profissionais", referiu Miguel Oliveira.

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, apelou o reforço dos serviços de inspeção, para que as leis angolanas sejam cada vez mais respeitadas, bem como a modernização dos serviços, através de novas ferramentas digitais.

"Estamos certos que a atuação dos serviços de inspeção, na base desses princípios e critérios e, em conjunto com outras iniciativas, contribui de modo eficaz e gradual para elevar os índices de prevenção de irregularidades e incumprimentos", disse o governante angolano.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.