sicnot

Perfil

Mundo

Inspeção-geral da Saúde angolana detetou 212 falsos profissionais desde 2012

As autoridades angolanas detetaram, nos últimos três anos, 212 falsos profissionais no serviço nacional de saúde, revelou hoje o inspetor-geral do Ministério da Saúde, Miguel Oliveira.

A informação foi transmitida à margem do Seminário Metodológico sobre o Papel dos Serviços de Inspeção na Gestão dos Efetivos da Função Pública, promovido hoje pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

O responsável, que considerou oportuno o seminário para abordagem de diversos aspetos ligados à fiscalização da gestão dos recursos humanos, lamentou que alguns indivíduos apresentem certificados falsos na obtenção de emprego.

"Para terem uma ideia, nós em média encontramos no trabalho feito até hoje, 50 profissionais falsos por ano. De 2012 até hoje foram detetados no serviço nacional de saúde 212 profissionais", referiu Miguel Oliveira.

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, apelou o reforço dos serviços de inspeção, para que as leis angolanas sejam cada vez mais respeitadas, bem como a modernização dos serviços, através de novas ferramentas digitais.

"Estamos certos que a atuação dos serviços de inspeção, na base desses princípios e critérios e, em conjunto com outras iniciativas, contribui de modo eficaz e gradual para elevar os índices de prevenção de irregularidades e incumprimentos", disse o governante angolano.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.