sicnot

Perfil

Mundo

Inspeção-geral da Saúde angolana detetou 212 falsos profissionais desde 2012

As autoridades angolanas detetaram, nos últimos três anos, 212 falsos profissionais no serviço nacional de saúde, revelou hoje o inspetor-geral do Ministério da Saúde, Miguel Oliveira.

A informação foi transmitida à margem do Seminário Metodológico sobre o Papel dos Serviços de Inspeção na Gestão dos Efetivos da Função Pública, promovido hoje pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

O responsável, que considerou oportuno o seminário para abordagem de diversos aspetos ligados à fiscalização da gestão dos recursos humanos, lamentou que alguns indivíduos apresentem certificados falsos na obtenção de emprego.

"Para terem uma ideia, nós em média encontramos no trabalho feito até hoje, 50 profissionais falsos por ano. De 2012 até hoje foram detetados no serviço nacional de saúde 212 profissionais", referiu Miguel Oliveira.

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, apelou o reforço dos serviços de inspeção, para que as leis angolanas sejam cada vez mais respeitadas, bem como a modernização dos serviços, através de novas ferramentas digitais.

"Estamos certos que a atuação dos serviços de inspeção, na base desses princípios e critérios e, em conjunto com outras iniciativas, contribui de modo eficaz e gradual para elevar os índices de prevenção de irregularidades e incumprimentos", disse o governante angolano.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.