sicnot

Perfil

Mundo

Militares norte-americanos vão apresentar relatório ao Congresso para encerrar Guantánamo

Os militares norte-americanos estão a preparar-se para apresentar ao Congresso um relatório para fechar o centro de detenção dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, disse esta segunda-feira o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Orlin Wagner

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que os militares podem divulgar terça-feira um plano para fechar a controversa prisão.

"O prazo é amanhã (terça-feira) e é nossa intenção cumpri-lo", afirmou.

O centro de detenção da baía do Guantánamo foi aberto pelo antigo Presidente George W. Bush, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e da invasão norte-americana do Afeganistão.

As pessoas detidas em Guantánamo foram consideradas "combatentes inimigos" e foram-lhes negados direitos legais e normais nos Estados Unidos, tendo muitos deles estado detidos anos sem qualquer julgamento ou acusação.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, está a tentar encerrar Guantánamo desde 2009.

Guantánamo tem neste momento 91 pessoas detidas.

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38