sicnot

Perfil

Mundo

Militares norte-americanos vão apresentar relatório ao Congresso para encerrar Guantánamo

Os militares norte-americanos estão a preparar-se para apresentar ao Congresso um relatório para fechar o centro de detenção dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, disse esta segunda-feira o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Orlin Wagner

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que os militares podem divulgar terça-feira um plano para fechar a controversa prisão.

"O prazo é amanhã (terça-feira) e é nossa intenção cumpri-lo", afirmou.

O centro de detenção da baía do Guantánamo foi aberto pelo antigo Presidente George W. Bush, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e da invasão norte-americana do Afeganistão.

As pessoas detidas em Guantánamo foram consideradas "combatentes inimigos" e foram-lhes negados direitos legais e normais nos Estados Unidos, tendo muitos deles estado detidos anos sem qualquer julgamento ou acusação.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, está a tentar encerrar Guantánamo desde 2009.

Guantánamo tem neste momento 91 pessoas detidas.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.