sicnot

Perfil

Mundo

Militares norte-americanos vão apresentar relatório ao Congresso para encerrar Guantánamo

Os militares norte-americanos estão a preparar-se para apresentar ao Congresso um relatório para fechar o centro de detenção dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, disse esta segunda-feira o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Orlin Wagner

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que os militares podem divulgar terça-feira um plano para fechar a controversa prisão.

"O prazo é amanhã (terça-feira) e é nossa intenção cumpri-lo", afirmou.

O centro de detenção da baía do Guantánamo foi aberto pelo antigo Presidente George W. Bush, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e da invasão norte-americana do Afeganistão.

As pessoas detidas em Guantánamo foram consideradas "combatentes inimigos" e foram-lhes negados direitos legais e normais nos Estados Unidos, tendo muitos deles estado detidos anos sem qualquer julgamento ou acusação.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, está a tentar encerrar Guantánamo desde 2009.

Guantánamo tem neste momento 91 pessoas detidas.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.