sicnot

Perfil

Mundo

Militares norte-americanos vão apresentar relatório ao Congresso para encerrar Guantánamo

Os militares norte-americanos estão a preparar-se para apresentar ao Congresso um relatório para fechar o centro de detenção dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, disse esta segunda-feira o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Orlin Wagner

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que os militares podem divulgar terça-feira um plano para fechar a controversa prisão.

"O prazo é amanhã (terça-feira) e é nossa intenção cumpri-lo", afirmou.

O centro de detenção da baía do Guantánamo foi aberto pelo antigo Presidente George W. Bush, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e da invasão norte-americana do Afeganistão.

As pessoas detidas em Guantánamo foram consideradas "combatentes inimigos" e foram-lhes negados direitos legais e normais nos Estados Unidos, tendo muitos deles estado detidos anos sem qualquer julgamento ou acusação.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, está a tentar encerrar Guantánamo desde 2009.

Guantánamo tem neste momento 91 pessoas detidas.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35