sicnot

Perfil

Mundo

Militares norte-americanos vão apresentar relatório ao Congresso para encerrar Guantánamo

Os militares norte-americanos estão a preparar-se para apresentar ao Congresso um relatório para fechar o centro de detenção dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, disse esta segunda-feira o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Orlin Wagner

O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que os militares podem divulgar terça-feira um plano para fechar a controversa prisão.

"O prazo é amanhã (terça-feira) e é nossa intenção cumpri-lo", afirmou.

O centro de detenção da baía do Guantánamo foi aberto pelo antigo Presidente George W. Bush, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e da invasão norte-americana do Afeganistão.

As pessoas detidas em Guantánamo foram consideradas "combatentes inimigos" e foram-lhes negados direitos legais e normais nos Estados Unidos, tendo muitos deles estado detidos anos sem qualquer julgamento ou acusação.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, está a tentar encerrar Guantánamo desde 2009.

Guantánamo tem neste momento 91 pessoas detidas.

Lusa

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.