sicnot

Perfil

Mundo

NATO pede a todas as partes que respeitem cessar-fogo na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo de cessar-fogo acordado entre os Estados Unidos e a Rússia para um cessar-fogo na Síria e pediu a todas as partes que o respeitem e controlem eficazmente.

STR

"Celebro o acordo alcançado ontem [segunda-feira] para a cessação de hostilidades na Síria", afirmou Stoltenberg perante a comissão de Negócios Estrangeiros e a subcomissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu.

O secretário-geral reafirmou que a NATO apoia "todos os esforços para uma solução negociada" e para "a criação de condições para uma transição política pacífica".

Stoltenberg sublinhou que "agora o importante é que todas as partes respeitem os termos do acordo e garantam que é aplicado e controlado eficazmente".

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira que Washington e Moscovo acordaram um cessar-fogo na Síria a partir das 00:00 de 27 de fevereiro, trégua que não abrange os grupos 'jihadistas' Estado Islâmico e Frente al-Nosra.

Lusa

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28