sicnot

Perfil

Mundo

NATO pede a todas as partes que respeitem cessar-fogo na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo de cessar-fogo acordado entre os Estados Unidos e a Rússia para um cessar-fogo na Síria e pediu a todas as partes que o respeitem e controlem eficazmente.

STR

"Celebro o acordo alcançado ontem [segunda-feira] para a cessação de hostilidades na Síria", afirmou Stoltenberg perante a comissão de Negócios Estrangeiros e a subcomissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu.

O secretário-geral reafirmou que a NATO apoia "todos os esforços para uma solução negociada" e para "a criação de condições para uma transição política pacífica".

Stoltenberg sublinhou que "agora o importante é que todas as partes respeitem os termos do acordo e garantam que é aplicado e controlado eficazmente".

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira que Washington e Moscovo acordaram um cessar-fogo na Síria a partir das 00:00 de 27 de fevereiro, trégua que não abrange os grupos 'jihadistas' Estado Islâmico e Frente al-Nosra.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.