sicnot

Perfil

Mundo

Astrónomos captam imagens do "local" onde se formam estrelas, na Via Láctea

Um grupo de astrónomos obteve, através do telescópio APEX do deserto chileno de Atacama, uma "espetacular" imagem da Via Láctea que mostra no chamado "plano galáctico" as "massivas nuvens frias onde se formam as novas gerações de estrelas".

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© NASA NASA / Reuters


As novas imagens difundidas hoje pelo Observatório Europeu Austral (ESO) permitiram elaborar um novo Mapa Atlasgal (um guia para os astrónomos), combinando os dados recolhidos pelos telescópios APEX e Planck, explicou o ESO, num comunicado hoje divulgado.

"O Atlasgal proporciona uma excitante vista onde se formará a geração seguinte de estrelas de grande massa", disse a especialista do Instituto Max Planck de Radio Astronomia de Bona (Alemanha) Timea Csengeri, encarregada de coordenar a informação recolhida pelo Planck e o APEX.

A nova fotografia espacial permite observar pela primeira vez a partir do hemisfério sul em cumprimentos de onda submilimétricos o universo frio, ou seja, massas de gás e pó, "umas dezenas de graus por cima do zero absoluto".

Em concreto, o mapa cobre uma área do céu situada numa franja de 140 graus de comprimento e três graus de largura, além de melhorar a qualidade das imagens anteriores de algumas dessas regiões da galáxia em que se aloja a Terra.

"O Atlasgal permitiu-nos ter uma nova imagem transformadora da densidade média inter estrelar da nossa própria galáxia" e "abre a possibilidade de escavar neste maravilhoso conjunto de dados para novas descobertas", resumiu o cientista do Observatório Europeu Austral Leonardo Testi.

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • "Têm um verdadeiro amigo na Casa Branca"

    Mundo

    O Presidente norte-americano reafirmou esta sexta-feira o apoio ao direito de porte de armas no país, sublinhando, numa convenção daquele 'lobby', que "o ataque de oito anos às liberdades consagradas no Artigo 2.º [da Constituição]" terminou.

  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.