sicnot

Perfil

Mundo

Astrónomos captam imagens do "local" onde se formam estrelas, na Via Láctea

Um grupo de astrónomos obteve, através do telescópio APEX do deserto chileno de Atacama, uma "espetacular" imagem da Via Láctea que mostra no chamado "plano galáctico" as "massivas nuvens frias onde se formam as novas gerações de estrelas".

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© NASA NASA / Reuters


As novas imagens difundidas hoje pelo Observatório Europeu Austral (ESO) permitiram elaborar um novo Mapa Atlasgal (um guia para os astrónomos), combinando os dados recolhidos pelos telescópios APEX e Planck, explicou o ESO, num comunicado hoje divulgado.

"O Atlasgal proporciona uma excitante vista onde se formará a geração seguinte de estrelas de grande massa", disse a especialista do Instituto Max Planck de Radio Astronomia de Bona (Alemanha) Timea Csengeri, encarregada de coordenar a informação recolhida pelo Planck e o APEX.

A nova fotografia espacial permite observar pela primeira vez a partir do hemisfério sul em cumprimentos de onda submilimétricos o universo frio, ou seja, massas de gás e pó, "umas dezenas de graus por cima do zero absoluto".

Em concreto, o mapa cobre uma área do céu situada numa franja de 140 graus de comprimento e três graus de largura, além de melhorar a qualidade das imagens anteriores de algumas dessas regiões da galáxia em que se aloja a Terra.

"O Atlasgal permitiu-nos ter uma nova imagem transformadora da densidade média inter estrelar da nossa própria galáxia" e "abre a possibilidade de escavar neste maravilhoso conjunto de dados para novas descobertas", resumiu o cientista do Observatório Europeu Austral Leonardo Testi.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.