sicnot

Perfil

Mundo

Astrónomos captam imagens do "local" onde se formam estrelas, na Via Láctea

Um grupo de astrónomos obteve, através do telescópio APEX do deserto chileno de Atacama, uma "espetacular" imagem da Via Láctea que mostra no chamado "plano galáctico" as "massivas nuvens frias onde se formam as novas gerações de estrelas".

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© NASA NASA / Reuters


As novas imagens difundidas hoje pelo Observatório Europeu Austral (ESO) permitiram elaborar um novo Mapa Atlasgal (um guia para os astrónomos), combinando os dados recolhidos pelos telescópios APEX e Planck, explicou o ESO, num comunicado hoje divulgado.

"O Atlasgal proporciona uma excitante vista onde se formará a geração seguinte de estrelas de grande massa", disse a especialista do Instituto Max Planck de Radio Astronomia de Bona (Alemanha) Timea Csengeri, encarregada de coordenar a informação recolhida pelo Planck e o APEX.

A nova fotografia espacial permite observar pela primeira vez a partir do hemisfério sul em cumprimentos de onda submilimétricos o universo frio, ou seja, massas de gás e pó, "umas dezenas de graus por cima do zero absoluto".

Em concreto, o mapa cobre uma área do céu situada numa franja de 140 graus de comprimento e três graus de largura, além de melhorar a qualidade das imagens anteriores de algumas dessas regiões da galáxia em que se aloja a Terra.

"O Atlasgal permitiu-nos ter uma nova imagem transformadora da densidade média inter estrelar da nossa própria galáxia" e "abre a possibilidade de escavar neste maravilhoso conjunto de dados para novas descobertas", resumiu o cientista do Observatório Europeu Austral Leonardo Testi.

Lusa

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.