sicnot

Perfil

Mundo

Cinco vulcões em processo de erupção na Nicarágua

O vulcão San Cristobal converteu-se hoje no quinto em processo de erupção na Nicarágua, juntamente com o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, anunciou o Gabinete Nacional para a Gestão de Risco.

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

© STR New / Reuters

A atividade do San Cristobal começou às 09:30 locais (15:03 TMG), segundo os registos do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

As explosões não cessaram, ainda que sejam pequenas, de acordo com o sistema de controlo do Ineter.

Na semana passada, o governo da Nicarágua classificou a atividade vulcânica atual de "inusitada", embora afirmando que não representa perigo, a curto prazo, para a população.

O San Cristobal, de 1.745 metros de altura, encontra-se na península de Cosiguina, no extremo noroeste da Nicarágua, região onde se têm registado vários sismos desde o fim de semana.

Tanto o San Cristobal como o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, pertencem à chamada "cordilheira dos vulcões" da Nicarágua, que, por sua vez, forma parte do "cinturão de fogo" do Oceano Pacífico, a zona geológica mais ativa da Terra.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.