sicnot

Perfil

Mundo

Cinco vulcões em processo de erupção na Nicarágua

O vulcão San Cristobal converteu-se hoje no quinto em processo de erupção na Nicarágua, juntamente com o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, anunciou o Gabinete Nacional para a Gestão de Risco.

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

© STR New / Reuters

A atividade do San Cristobal começou às 09:30 locais (15:03 TMG), segundo os registos do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

As explosões não cessaram, ainda que sejam pequenas, de acordo com o sistema de controlo do Ineter.

Na semana passada, o governo da Nicarágua classificou a atividade vulcânica atual de "inusitada", embora afirmando que não representa perigo, a curto prazo, para a população.

O San Cristobal, de 1.745 metros de altura, encontra-se na península de Cosiguina, no extremo noroeste da Nicarágua, região onde se têm registado vários sismos desde o fim de semana.

Tanto o San Cristobal como o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, pertencem à chamada "cordilheira dos vulcões" da Nicarágua, que, por sua vez, forma parte do "cinturão de fogo" do Oceano Pacífico, a zona geológica mais ativa da Terra.

Lusa

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.