sicnot

Perfil

Mundo

Cinco vulcões em processo de erupção na Nicarágua

O vulcão San Cristobal converteu-se hoje no quinto em processo de erupção na Nicarágua, juntamente com o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, anunciou o Gabinete Nacional para a Gestão de Risco.

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

Vulcão Cerro Negro na Nicarágua. (Arquivo/Reuters)

© STR New / Reuters

A atividade do San Cristobal começou às 09:30 locais (15:03 TMG), segundo os registos do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

As explosões não cessaram, ainda que sejam pequenas, de acordo com o sistema de controlo do Ineter.

Na semana passada, o governo da Nicarágua classificou a atividade vulcânica atual de "inusitada", embora afirmando que não representa perigo, a curto prazo, para a população.

O San Cristobal, de 1.745 metros de altura, encontra-se na península de Cosiguina, no extremo noroeste da Nicarágua, região onde se têm registado vários sismos desde o fim de semana.

Tanto o San Cristobal como o Momotombo, o Masaya, o Cerro Negro e o Telica, pertencem à chamada "cordilheira dos vulcões" da Nicarágua, que, por sua vez, forma parte do "cinturão de fogo" do Oceano Pacífico, a zona geológica mais ativa da Terra.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.