sicnot

Perfil

Mundo

Fine Gael quer voltar ao governo e fazer regressar 70 mil jovens emigrantes

O primeiro-ministro irlandês e líder do partido Fine Gael, que está a lutar pela reeleição para o governo nas eleições irlandesas de sexta-feira, quer fazer regressar 70 mil dos 250 mil jovens que abandonaram o país nos últimos anos.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

"O Fine Gael aprendeu com os erros dos governos anteriores, erros que puseram nas mãos dos jovens os passaportes para partirem em aviões para Lisboa, Brisbane ou Toronto", afirmou Enda Kenny hoje em Dublin, na conferência de imprensa final da campanha.

O partido tem como objetivo fazer regressar 70 mil emigrantes nos próximos quatro anos, durante um novo mandato em que pretende consolidar a recuperação económica, aumentar o número de empregos e investir nos serviços públicos.

Até 2020, o Fine Gael promete criar mais 200 mil postos de trabalho, contratar mais 10.000 enfermeiros, professores e polícias e reformar o sistema fiscal e de segurança social.

"Nós sabemos que a recuperação não está a ser sentida por todos, que é frágil e que não pode ser tomada por garantido e este não é o momento de correr riscos", avisou o primeiro-ministro cessante.

Perante a improbabilidade de obter uma maioria absoluta, o partido propõe-se renovar a coligação com o partido Trabalhista que formou nos últimos cinco anos.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.