sicnot

Perfil

Mundo

Fine Gael quer voltar ao governo e fazer regressar 70 mil jovens emigrantes

O primeiro-ministro irlandês e líder do partido Fine Gael, que está a lutar pela reeleição para o governo nas eleições irlandesas de sexta-feira, quer fazer regressar 70 mil dos 250 mil jovens que abandonaram o país nos últimos anos.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

"O Fine Gael aprendeu com os erros dos governos anteriores, erros que puseram nas mãos dos jovens os passaportes para partirem em aviões para Lisboa, Brisbane ou Toronto", afirmou Enda Kenny hoje em Dublin, na conferência de imprensa final da campanha.

O partido tem como objetivo fazer regressar 70 mil emigrantes nos próximos quatro anos, durante um novo mandato em que pretende consolidar a recuperação económica, aumentar o número de empregos e investir nos serviços públicos.

Até 2020, o Fine Gael promete criar mais 200 mil postos de trabalho, contratar mais 10.000 enfermeiros, professores e polícias e reformar o sistema fiscal e de segurança social.

"Nós sabemos que a recuperação não está a ser sentida por todos, que é frágil e que não pode ser tomada por garantido e este não é o momento de correr riscos", avisou o primeiro-ministro cessante.

Perante a improbabilidade de obter uma maioria absoluta, o partido propõe-se renovar a coligação com o partido Trabalhista que formou nos últimos cinco anos.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17