sicnot

Perfil

Mundo

Fine Gael quer voltar ao governo e fazer regressar 70 mil jovens emigrantes

O primeiro-ministro irlandês e líder do partido Fine Gael, que está a lutar pela reeleição para o governo nas eleições irlandesas de sexta-feira, quer fazer regressar 70 mil dos 250 mil jovens que abandonaram o país nos últimos anos.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

"O Fine Gael aprendeu com os erros dos governos anteriores, erros que puseram nas mãos dos jovens os passaportes para partirem em aviões para Lisboa, Brisbane ou Toronto", afirmou Enda Kenny hoje em Dublin, na conferência de imprensa final da campanha.

O partido tem como objetivo fazer regressar 70 mil emigrantes nos próximos quatro anos, durante um novo mandato em que pretende consolidar a recuperação económica, aumentar o número de empregos e investir nos serviços públicos.

Até 2020, o Fine Gael promete criar mais 200 mil postos de trabalho, contratar mais 10.000 enfermeiros, professores e polícias e reformar o sistema fiscal e de segurança social.

"Nós sabemos que a recuperação não está a ser sentida por todos, que é frágil e que não pode ser tomada por garantido e este não é o momento de correr riscos", avisou o primeiro-ministro cessante.

Perante a improbabilidade de obter uma maioria absoluta, o partido propõe-se renovar a coligação com o partido Trabalhista que formou nos últimos cinco anos.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..