sicnot

Perfil

Mundo

Podemos suspende negociações com socialistas espanhóis

O partido da esquerda radical espanhola Podemos suspendeu hoje as negociações com os socialistas para a formação de um governo, após o acordo do PSOE com o partido do centro-direita Ciudadanos, assente num programa que diz rejeitar.

Íñigo Errejón, pota-voz do Podemos.

Íñigo Errejón, pota-voz do Podemos.

J.P.GANDUL

O porta-voz do Podemos, Íñigo Errejón, anunciou que o acordo PSOE-Ciudadanos é "incompatível" com o seu partido e compromete a oportunidade histórica de garantir um governo de mudança, optando por suspender as negociações com o partido de Pedro Sánchez.

A equipa negociadora do Podemos, liderada por Errejón, compareceu em conferência de imprensa no parlamento após o anúncio do acordo de Governo entre o PSOE e o Ciudadanos (C's) de Albert Rivera para anunciar o fim das negociações com os socialistas que, disse, preferem "esperar pelo PP", o Partido Popular de Mariano Rajoy, e excluir o seu partido.

O Podemos obteve o terceiro lugar nas legislativas de 20 de dezembro (20,66% e 69 deputados), após o PP (28,72%, 123 lugares) e PSOE (22,01%, 90 assentos) e à frente do C's (13,93%, 40 deputados). Para o Congresso dos deputados são eleitos 350 representantes.

Errejón manifestou-se "dececionado", defraudado" e "consternado" com um acordo que, na sua perspetiva, não é "nem progressista nem reformista", que "vai fazer as delícias do Ibex 35 [o índice de referência da bolsa de Espanha] e dos setores privilegiados", e que para além de não alterar as políticas do PP, "aprofunda-as com uma terceira reforma laboral" encoberta, e incluída no pacto.

Um acordo que, insistiu, não garante os apoios necessários para garantir a tomada de posse de Pedro Sánchez, sugerindo que caso o PP não facilite esta nova aliança com a sua abstenção no hemiciclo se assistirá a uma "primeira investidura fracassada".

Neste contexto, Errejón admitiu retomar as negociações com o PSOE após 05 de março, perspetivando desde já o fracasso de Sánchez em formar um governo que suceda ao executivo de Rajoy.

Após assinar o acordo com o PSOE, que ambas as formações definem como "reformista e de progresso", o líder do C's Alberto Rivera assinalou que o pacto inclui "80% das propostas" da sua formação.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.