Polícia turca dispersa manifestação contra recolher obrigatório em Diyarbakir
24.02.2016 19h34
A polícia turca dispersou hoje em Diyarbakir manifestantes que denunciavam as operações militares e o recolher obrigatório parcial imposto há quase três meses na grande cidade do sudeste da Turquia, de maioria curda.

© Sertac Kayar / Reuters
As forças policiais recorreram a gás lacrimogéneo e canhões de água contra os manifestantes, com alguns a responderem com pedras, assinalou um fotógrafo da agência noticiosa France-Presse (AFP).
Diversos bairros do distrito central de Sur, rodeado de muralhas da época romana e designado património mundial pela Unesco, estão sob recolher obrigatório desde 02 de dezembro.
O exército e polícia turcos desencadearam neste núcleo de pequenas ruelas entrelaçadas uma operação de grande envergadura para retomar o controlo das vastas zonas onde jovens militantes armados do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, a rebelião curda) ergueram barricadas, abriram trincheiras e desafiaram o Estado reivindicando a autonomia para o Curdistão turco.
Segundo as autoridades, cerca de 234 militantes do PKK foram mortos no decurso dos violentos combates na cidade. Estes números são contestados pelos ativistas curdos, que se referem a dezenas de civis mortos e danos irreparáveis no património da cidade.
O chefe de estado-maior do exército turco, general Hulusi Akar, deslocou-se hoje a Diyarbakir numa deslocação surpresa destinada a inspecionar o desenrolar das operações. O exército indicou hoje que um soldado turco foi morto em confrontos com membros do PKK.
Após dois anos de cessar-fogo, o conflito curdo reacendeu-se no verão, comprometendo em definitivo as conversações de paz iniciadas no outono de 2012 entre o Governos islamita conservador turco e o PKK.
O conflito provocou mais de 40.000 mortos desde 1984.
Lusa
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 16:41
Porque somos mães
Na Reportagem Especial desta semana, falamos de mulheres que foram mães recentemente e que procuram uma oportunidade profissional. Têm vontade mas falta-lhes formação. Quanto ao apoio, vai aparecendo no trabalho feito por associações que se dedicam exclusivamente a resolver estes casos.
21.04.2018 às 21h32
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.