Principais grupos da oposição síria confirmam trégua temporária de duas semanas
24.02.2016 21h07
Os principais grupos da oposição síria afirmaram hoje o seu compromisso com uma "trégua temporária de duas semanas", através de um comunicado publicado sobre o cessar-fogo que entra em vigor no sábado.

Um rapaz com uma bandeira da oposição síria.
© Bassam Khabieh / Reuters
"O Alto Comité das Negociações considerou que uma trégua temporária de duas semanas será uma oportunidade para verificar a seriedade do compromisso da outra parte", refere o texto divulgado após uma reunião em Riade.
O Alto Comité das Negociações agrupa os principais grupos da oposição política e militar síria.
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo na Síria a partir das 00:00 de sábado em Damasco (22:00 de sexta-feira em Lisboa).
A cessação das hostilidades -- que desde há cinco anos provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados -- não abrange no entanto o grupo 'jihadista' autoproclamado Estado Islâmico (EI) e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaida na Síria.
O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, confirmou também estar pronto para contribuir para a implementação do cessar-fogo.
Lusa
Relacionados
-
Porta-voz do Pentágono diz que cerco ao bastião 'jihadista' de Raqa "está próximo"
Os reveses do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) no nordeste da Síria perspetivam um próximo cerco a Raqa, um bastião dos islamitas radicais e que permanece um objetivo da coligação internacional, disse hoje um porta-voz do Pentágono.
-
Síria aceita cessar-fogo
O regime de Damasco anunciou hoje que aceitava a proposta russo-norte-americana de cessar-fogo na Síria, mas que ia continuar a combater os "grupos terroristas" como o Daesh (autodenominado Estado Islâmico-EI) e a Frente Al-Nusra, excluídos do acordo.
-
Obama e Putin falam ao telefone sobre acordo de cessar-fogo na Síria
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, falaram hoje ao telefone sobre o acordo entre os dois países para um cessar-fogo na Síria a partir de sábado.
-
NATO pede a todas as partes que respeitem cessar-fogo na Síria
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo de cessar-fogo acordado entre os Estados Unidos e a Rússia para um cessar-fogo na Síria e pediu a todas as partes que o respeitem e controlem eficazmente.
-
Coluna humanitária entra na cidade sitiada de Kafr Batna nos arredores de Damasco
Uma coluna humanitária da ONU e do Crescente Vermelho Árabe Sírio (federada da Cruz Vermelha Internacional) chegou hoje à cidade síria sitiada de Kafr Batna, o principal bastião da oposição localizado nos arredores de Damasco.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.