sicnot

Perfil

Mundo

Trump conquista mais um Estado norte-americano

O candidato Donald Trump soma já três vitórias consecutivas, depois de ter ganho as eleições primárias em New Hampshire e na Carolina do Sul, agora chegou a vez do Nevada.

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

© Jim Young / Reuters

Com LusaO magnata norte-americano Donald Trump venceu hoje as eleições primárias do Partido Republicano no estado do Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz, segundo projeções das televisões dos Estados Unidos.

Trump consegue assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros processos eleitorais para a candidatura presidencial realizados até à data, depois de ter ganho as primárias em New Hampshire (09 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

"Dentro de pouco tempo vão estar orgulhosos do vosso Presidente e ainda mais orgulhosos do vosso país", disse Trump num comício para apoiantes, que responderam às palavras do magnata gritando o seu nome.

As projeções, difundidas pela CNN, Fox News ou NBC News, foram divulgadas logo após o encerramento das mesas de voto, pelas 21 horas no Nevada (05:00 em Lisboa).

Segundo a contagem oficial de 6% dos votos, Trump obteve 42,9%, seguido dos senadores Marco Rubio (25,2%) e Ted Cruz (20,4%), noticia a agência Efe.

A grande distância ficaram os outros dois pré-candidatos pelo Partido Republicano -- o neurocirurgião retirado Ben Carson (7,2%) e o governador do Ohio, John Kasich (4%).

A única derrota do multimilionário até agora teve lugar no 'caucus' (assembleias populares) do Iowa, onde ficou em segundo lugar, atrás de Cruz.

Com Lusa

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.