sicnot

Perfil

Mundo

Trump conquista mais um Estado norte-americano

O candidato Donald Trump soma já três vitórias consecutivas, depois de ter ganho as eleições primárias em New Hampshire e na Carolina do Sul, agora chegou a vez do Nevada.

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

© Jim Young / Reuters

Com LusaO magnata norte-americano Donald Trump venceu hoje as eleições primárias do Partido Republicano no estado do Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz, segundo projeções das televisões dos Estados Unidos.

Trump consegue assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros processos eleitorais para a candidatura presidencial realizados até à data, depois de ter ganho as primárias em New Hampshire (09 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

"Dentro de pouco tempo vão estar orgulhosos do vosso Presidente e ainda mais orgulhosos do vosso país", disse Trump num comício para apoiantes, que responderam às palavras do magnata gritando o seu nome.

As projeções, difundidas pela CNN, Fox News ou NBC News, foram divulgadas logo após o encerramento das mesas de voto, pelas 21 horas no Nevada (05:00 em Lisboa).

Segundo a contagem oficial de 6% dos votos, Trump obteve 42,9%, seguido dos senadores Marco Rubio (25,2%) e Ted Cruz (20,4%), noticia a agência Efe.

A grande distância ficaram os outros dois pré-candidatos pelo Partido Republicano -- o neurocirurgião retirado Ben Carson (7,2%) e o governador do Ohio, John Kasich (4%).

A única derrota do multimilionário até agora teve lugar no 'caucus' (assembleias populares) do Iowa, onde ficou em segundo lugar, atrás de Cruz.

Com Lusa

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00