sicnot

Perfil

Mundo

Trump conquista mais um Estado norte-americano

O candidato Donald Trump soma já três vitórias consecutivas, depois de ter ganho as eleições primárias em New Hampshire e na Carolina do Sul, agora chegou a vez do Nevada.

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

Donald Trump, candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA

© Jim Young / Reuters

Com LusaO magnata norte-americano Donald Trump venceu hoje as eleições primárias do Partido Republicano no estado do Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz, segundo projeções das televisões dos Estados Unidos.

Trump consegue assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros processos eleitorais para a candidatura presidencial realizados até à data, depois de ter ganho as primárias em New Hampshire (09 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

"Dentro de pouco tempo vão estar orgulhosos do vosso Presidente e ainda mais orgulhosos do vosso país", disse Trump num comício para apoiantes, que responderam às palavras do magnata gritando o seu nome.

As projeções, difundidas pela CNN, Fox News ou NBC News, foram divulgadas logo após o encerramento das mesas de voto, pelas 21 horas no Nevada (05:00 em Lisboa).

Segundo a contagem oficial de 6% dos votos, Trump obteve 42,9%, seguido dos senadores Marco Rubio (25,2%) e Ted Cruz (20,4%), noticia a agência Efe.

A grande distância ficaram os outros dois pré-candidatos pelo Partido Republicano -- o neurocirurgião retirado Ben Carson (7,2%) e o governador do Ohio, John Kasich (4%).

A única derrota do multimilionário até agora teve lugar no 'caucus' (assembleias populares) do Iowa, onde ficou em segundo lugar, atrás de Cruz.

Com Lusa

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.