sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas chineses criam esperma funcional com células embrionárias de ratos

Cientistas chineses anunciaram hoje ter criado esperma funcional, usando células estaminais embrionárias de ratos, que foi injetado em ovócitos de fêmeas, que geraram crias normais.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Alessandro Bianchi / Reuters

Os investigadores manipularam células estaminais embrionárias dos roedores machos, para que se tornassem células reprodutoras similares às que formam o esperma.

Em seguida, as células foram injetadas em ovócitos, que produziram embriões, implantados, por sua vez, em fêmeas, que deram à luz crias totalmente normais.

A investigação, publicada hoje na revista Cell Stem Cell, fornece uma base de trabalho que, segundo os seus autores, pode vir a ser utilizada no tratamento da infertilidade masculina.

"Reproduzir as células germinativas 'in vitro' é o principal objetivo da biologia e da medicina reprodutiva", assinalou, citado pela agência AFP, um dos autores do estudo, Jiahao Sha, da Faculdade de Medicina da Universidade de Nanjing, na China.

As células germinativas provêm das células estaminais e estão na origem da formação das células reprodutoras: os espermatozoides (homens) e os ovócitos (mulheres).

Estas células contêm toda a informação genética de uma pessoa e que é transmitida ao embrião.

Uma das principais causas da infertilidade masculina é a incapacidade de se criarem células germinativas nos testículos, sem as quais não é possível formar esperma viável, de acordo com os cientistas chineses.

O próximo passo do seu trabalho será avaliar os mecanismos moleculares que controlam a meiose e testar os resultados noutros animais, sobretudo em primatas, com o objetivo de estudá-los em humanos.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.