Cientistas chineses criam esperma funcional com células embrionárias de ratos
25.02.2016 21h08
Cientistas chineses anunciaram hoje ter criado esperma funcional, usando células estaminais embrionárias de ratos, que foi injetado em ovócitos de fêmeas, que geraram crias normais.

(Arquivo/Reuters)
© Alessandro Bianchi / Reuters
Os investigadores manipularam células estaminais embrionárias dos roedores machos, para que se tornassem células reprodutoras similares às que formam o esperma.
Em seguida, as células foram injetadas em ovócitos, que produziram embriões, implantados, por sua vez, em fêmeas, que deram à luz crias totalmente normais.
A investigação, publicada hoje na revista Cell Stem Cell, fornece uma base de trabalho que, segundo os seus autores, pode vir a ser utilizada no tratamento da infertilidade masculina.
"Reproduzir as células germinativas 'in vitro' é o principal objetivo da biologia e da medicina reprodutiva", assinalou, citado pela agência AFP, um dos autores do estudo, Jiahao Sha, da Faculdade de Medicina da Universidade de Nanjing, na China.
As células germinativas provêm das células estaminais e estão na origem da formação das células reprodutoras: os espermatozoides (homens) e os ovócitos (mulheres).
Estas células contêm toda a informação genética de uma pessoa e que é transmitida ao embrião.
Uma das principais causas da infertilidade masculina é a incapacidade de se criarem células germinativas nos testículos, sem as quais não é possível formar esperma viável, de acordo com os cientistas chineses.
O próximo passo do seu trabalho será avaliar os mecanismos moleculares que controlam a meiose e testar os resultados noutros animais, sobretudo em primatas, com o objetivo de estudá-los em humanos.
Lusa
Na Homepage
-
Angela Merkel inicia hoje visita aos Estados Unidos
A chanceler alemã inicia hoje uma visita à Casa Branca, para debater com o Presidente norte-americano "questões bilaterais e os desafios da política externa e de segurança", segundo o porta-voz do Executivo de Berlim.
27.04.2018 às 8h46
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
-
-
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30