sicnot

Perfil

Mundo

Pequim acusa EUA de militarizar sul do mar da China

As defesas militares chinesas a sul do mar da China são "absolutamente necessárias", afirmou hoje Pequim, acusando os Estados Unidos de militarizarem a região.

Bandeira da China

Bandeira da China

Reuters

"Os Estados Unidos são os que estão realmente a militarizar a região", disse o porta-voz do ministro da Defesa chinês, Wu Qian, num 'briefing' mensal.

"As defesas militares que a China está a construir nas ilhas e recifes a sul do mar da China são absolutamente necessárias", acrescentou.

Pequim reivindicou a quase totalidade do sul do mar da China -- por onde passa um terço do petróleo do mundo -- tal como outros países da região, incluindo Taiwan, Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia.

Na sequência da reivindicação, realizou grandes operações para a ocupação de ilhas e ilhotas, transformando recifes de corais em portos, construindo pistas de aterragem e outras infraestruturas.

"É um direito legítimo da China implementar instalações de defesa no seu próprio território", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, não esclarecendo que tipo de equipamentos e quando foram construídos.

Os Estados Unidos anunciaram quarta-feira que vão intensificar a passagem de navios de guerra em áreas reivindicadas por Pequim no sul do mar da China.

Aquelas passagens nas zonas em redor de ilhas e ilhotas ocupadas pela China têm a intenção mostrar a liberdade de navegação internacional na região, contra as reivindicações de Pequim.

Desde outubro, a Marinha dos Estados Unidos já realizou duas operações daquele tipo.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07