sicnot

Perfil

Mundo

Pequim acusa EUA de militarizar sul do mar da China

As defesas militares chinesas a sul do mar da China são "absolutamente necessárias", afirmou hoje Pequim, acusando os Estados Unidos de militarizarem a região.

Bandeira da China

Bandeira da China

Reuters

"Os Estados Unidos são os que estão realmente a militarizar a região", disse o porta-voz do ministro da Defesa chinês, Wu Qian, num 'briefing' mensal.

"As defesas militares que a China está a construir nas ilhas e recifes a sul do mar da China são absolutamente necessárias", acrescentou.

Pequim reivindicou a quase totalidade do sul do mar da China -- por onde passa um terço do petróleo do mundo -- tal como outros países da região, incluindo Taiwan, Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia.

Na sequência da reivindicação, realizou grandes operações para a ocupação de ilhas e ilhotas, transformando recifes de corais em portos, construindo pistas de aterragem e outras infraestruturas.

"É um direito legítimo da China implementar instalações de defesa no seu próprio território", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, não esclarecendo que tipo de equipamentos e quando foram construídos.

Os Estados Unidos anunciaram quarta-feira que vão intensificar a passagem de navios de guerra em áreas reivindicadas por Pequim no sul do mar da China.

Aquelas passagens nas zonas em redor de ilhas e ilhotas ocupadas pela China têm a intenção mostrar a liberdade de navegação internacional na região, contra as reivindicações de Pequim.

Desde outubro, a Marinha dos Estados Unidos já realizou duas operações daquele tipo.

Lusa

  • "A Assembleia tem tudo para correr mal"
    5:09
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
    2:24
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36

    Rumo ao Mundial 2018

    Oito jogadores da seleção participaram num evento em que responderam às dúvidas de jovens adeptos, em Lisboa. Os jogadores mostraram-se otimistas pelo caminho que têm em frente. Já João Mário foi confrontado com a promessa que não cumpriu de deixar crescer o cabelo se Portugal vencesse o Euro 2016. Agora, faz uma nova promessa: se Portugal for campeão mundial, deixa crescer o cabelo à Fellaini.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula da Silva
    3:30