sicnot

Perfil

Mundo

Declínio das abelhas coloca em risco culturas agrícolas

A polinização pelas abelhas é responsável por 5% a 8% de produção agrícola mundial. O seu declínio põe em risco muitas das culturas, alerta a ONU.

© Francois Lenoir / Reuters

Quase 10% das cerca de 2.000 espécies de abelhas selvagens europeias estão ameaçadas de extinção. Outros insetos polinizadores também estão sob ameaça e pouco falta para se entrar numa espiral prejudicial para a alimentação das populações.

"As abelhas selvagens e as borboletas têm vindo a diminuir em grande escala na Europa e na América do Norte", refere o relatório do painel Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES).

Mas este declínio também tem sido detetado noutros regiões do planeta e as causas mais prováveis são a diminuição de habitats, pesticidas, poluição, espécies invasivas, agentes patogénicos e alterações climáticas, acrescenta o organismo da ONU para a biodiversidade.

"A grande maioria das nossas frutas e vegetais dependem da polinização", sublinhou o vice-presidente do IPBES Simon Potts "Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária", alertou.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.