sicnot

Perfil

Mundo

Declínio das abelhas coloca em risco culturas agrícolas

A polinização pelas abelhas é responsável por 5% a 8% de produção agrícola mundial. O seu declínio põe em risco muitas das culturas, alerta a ONU.

© Francois Lenoir / Reuters

Quase 10% das cerca de 2.000 espécies de abelhas selvagens europeias estão ameaçadas de extinção. Outros insetos polinizadores também estão sob ameaça e pouco falta para se entrar numa espiral prejudicial para a alimentação das populações.

"As abelhas selvagens e as borboletas têm vindo a diminuir em grande escala na Europa e na América do Norte", refere o relatório do painel Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES).

Mas este declínio também tem sido detetado noutros regiões do planeta e as causas mais prováveis são a diminuição de habitats, pesticidas, poluição, espécies invasivas, agentes patogénicos e alterações climáticas, acrescenta o organismo da ONU para a biodiversidade.

"A grande maioria das nossas frutas e vegetais dependem da polinização", sublinhou o vice-presidente do IPBES Simon Potts "Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária", alertou.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.