sicnot

Perfil

Mundo

Perto de 100 fações rebeldes aceitaram cessar-fogo na Síria

​Perto de 100 fações rebeldes aceitaram respeitar o acordo Rússia-EUA de cessar-fogo na Síria, anunciou hoje o Alto Comité das Negociações, que integra os principais grupos da oposição e rebelião, a algumas horas da entrada em vigor da trégua.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

© Rodi Said / Reuters

"As fações do Exército Sírio Livre e da oposição armada estão de acordo em respeitar a trégua que durará duas semanas (...)", indicou aquele comité num comunicado enviado à agência France Presse, falando de "97 fações rebeldes".

O Alto Comité das Negociações precisa que uma comissão militar presidida pelo seu coordenador-geral Riad Hijab foi formada "para o acompanhamento e coordenação" da aplicação da trégua.

Sublinha o seu envolvimento num acordo político "garantindo um processo de transição na Síria, com um organismo de transição dotado do conjunto dos poderes executivo e no qual não há lugar para (o presidente sírio) Bashar al-Assad e a sua clique", adianta o comunicado.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 TMG (mesma hora em Lisboa) de hoje.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.